Fundação Cultural prepara a maior programação da história do Femup
No dia 20, às 20h30, ocorre no Teatro Municipal um show com a Orquestra de Flauta Doce e Percussão, de Guaraci, na microrregião de Astorga. “Na sequência, teremos o 3º Femupinho, um festival de poesia e declamação voltado para crianças”, explica o presidente da Fundação Cultural, Paulo Cesar de Oliveira.
No dia 21, às 14h30, a Biblioteca Municipal Júlia Wanderley vai sediar a leitura dramática dos contos “Azarinho e o Caga-Fogo”, de Renato Benvindo Frata, de Paranavaí, e performance do Projeto Futuro Integral, do Sesc Paranavaí, sob direção de Tânia Volpato; “Sobre o Sangue”, de Tanussi Cardoso, do Rio de Janeiro, capital, com performance da Caiuá Companhia de Teatro, de Paranavaí, sob direção de Rosi Sanga; “Como Bukowski ao Estilo Hitchcock”, de André Moreira Felix, de Paranavaí, e performance do Grupo de Teatro Unipar, sob direção de Jhonatan Aguido, de Paranavaí; e “Metamorfose Floral”, de André Van Dal, de Paranavaí, com performance do GT de Artes Cênicas de Paranavaí, sob direção de Marcos da Cruz.
No mesmo dia, às 19h30, ocorre a Noite de Autógrafos com o escritor Laurentino Gomes, autor de obras de sucesso como 1808, 1822 e 1889. Às 20h30, vão ser apresentadas no Teatro Altino Costa as músicas “Minha Ancestralidade”, de Willian Nazário, de Paranavaí; “Braile”, de Valéria Pisauro e Daniel Conti, de Campinas, São Paulo; “Passaredo”, de Chico Ramos, de Paranavaí; “Cantador”, de Anderson Torga, de Belo Horizonte, Minas Gerais; Gaiteiro, Toca Uma Vaneira”, de Beto de Sá e Tonho Marques, de Paranavaí; “Sapato Furado”, de Caio Martinez e Fernando Leitzke, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; “Balada Para Ver O Céu”, de Larsen, de Paranavaí; “Previsível”, de Donna Duo, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; “Tropeço”, de Marquinhos Diet, de Paranavaí; “Boca de Forno”, de Wolf Borges, de Poços de Caldas, Minas Gerais; “Mandela”, de João Henrique, de Paranavaí; e “Sina dos Esquecidos”, de Robson Luiz, de Alegrete, Rio Grande do Sul.
No dia 21, também a partir das 20h30, se apresentam no Teatro Municipal os declamadores Carla Mazin, com “nu (ou tudo que eu tentava dizer era verso)”, de Roberto Gonçalves, de Paranavaí; Higor Fonseca, com “Poema para um café passado”, de Karina Limsi, de Ilha Solteira, São Paulo; Ramiro Palicer, com “Obra de fé [Sem luto]”, de Éder Rodrigues, de Porto Velho, Rondônia; Daniela Bonetti, com “Relatório (poético) de mortes vividas (!)”, de Mario Lousada de Andrade, de Terra Rica; Gislaine Pinheiro, com “Diário de bordo de uma mulher em desespero”, de Graça Carpes, do Rio de Janeiro, capital; e José Valdir, com “BioqueMesito’s Series”, de BioqueMesito, de São Luís, Maranhão.
No dia 22, às 8h30, vai ser realizada uma oficina de voz com a cantora Jucilene Buosi, de Poços de Caldas, Minas Gerais. Às 9h, começa o Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná. “Às 10h, teremos a palestra ‘A Construção do Brasil: da Independência à República’, com Laurentino Gomes. Vai ser um evento imperdível, com a maior programação da história do Femup”, garante o diretor geral da Fundação Cultural, Amauri Martineli.
Às 14h30, a programação continua na Biblioteca Júlia Wanderley com a leitura dramática dos contos “Bestiarii”, de Antonio Neto, de Santa Maria do Jetibá, Espírito Santo, com performance do Grupo Traça de Biblioteca, sob direção de Maria Esther Ferezin Camargo; “O Amolador de Facas”, de Cristina de Abreu, de Niterói, Rio de Janeiro, com performance do GT Os Protagonistas, do Colégio Sesi, sob direção de Reinaldo Marques; “O Sangue da Rosa”, de Cristina Leite, de Paranavaí, e performance da Cia. Oficinas, sob direção de Rosi Sanga; e “In manus tuas”, de Roberto Gonçalves, de Paranavaí, e performance do grupo Médicos do Humor, sob direção de Talise Schneider.
No mesmo dia, a partir das 20h30, sobem ao palco do Altino Costa os declamadores Jeferson Douglas Bicudo, com “Nova Ode Mundial”, de Carlos Faetonte, de Niterói, Rio de Janeiro; Raíza Medeiros, com “Descriação”, de Branco di Fátima, de Minas Novas, Minas Gerais; Gabriel Roque, com “debora uma cancao”, de Felipe Figueira, de Paranavaí; Letícia Brambila, com “Estação da mão esquerda”, de Giulia Barão, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; Paulo Almeida, com “Tese, antítese e síntese…(apenas fragmentos)”, de Ludymila Johann Borges, de Paranavaí; e André Fabrício, com “Pequeno tratado sobre a lucidez”, de Júlia Zuza, de Belo Horizonte, Minas Gerais.
No Teatro Municipal, também a partir das 20h30, se apresentam os selecionados na categoria música. As atrações são “Caribe Paranaense”, dos Irmãos Bellanda, de Paranavaí; “Segunda Divisão”, de Sandro Dornelles e Zeca Barreto, de Várzea Paulista; “Todos Um Só”, de Gisele Tanaka, de Paranavaí; “Branditt”, de Leo Aprato, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; “Deixando a Vida Acontecer”, de Sirley Leonardo, de Paranavaí; “Quase Sem Vergonha”, de Flávia Ellen, de Belo Horizonte, Minas Gerais; “Entre Luz e Escuridão”, de Jhonatan Aguido, de Paranavaí; “Outro Lado da Noite”, de Zebeto Corrêa, de Belo Horizonte, Minas Gerais; “Liberté (1789)”, de Marcos Henrique, de Paranavaí; “Festim em Festa”, de Raul Misturada, de Curitiba; “Chico Baiano e o Samba-Enredo do Cotidiano”, de Guilherme Rebelo, de Tamboara; e “Quando Disse Adeus”, de Ruthe Glória, de Praia Grande, São Paulo.
Apoiadores do festival
Aciap, Casa do Soldador, Club Saúde, Fiep, Pama Print, Podium Alimentos, Projeluz, Provopar, Secretaria de Comunicação Social e Sesi.
Conheça alguns voluntários do 49º Femup
Este ano, a comissão julgadora de contos é formada por Paulo Marcelo Soares da Silva, de Curitiba; Anderson Possani Gongora, de Marilena; Ana Cláudia Paschoal, de Paranavaí; Andreia do Nascimento, também de Paranavaí; e Rafael Petermann, de São Carlos do Ivaí.
Paulo Marcelo Soares da Silva
Bacharel em direito e licenciado em geografia. Participou de muitas Edições do Femup, inclusive foi premiado várias vezes. Recebeu prêmios de menção honrosa no 15º e 19º Jogos Florais de Barreiro, Portugal, e no 1º Concurso de Romances Juvenis da Academia Paranaense de Letras. Tem contos publicados pela Empresa Tipográfica Casa Portuguesa, de Lisboa, em Portugal, e Casa da Cultura dos Trabalhadores da Quimigal, de Barreiro, também em Portugal. É autor do livro “História de Paranavaí”, publicado pela Prefeitura de Paranavaí em 1988, e dos livros “O Lendário Capitão”, de 2012, e “Xondó e o Furto da Vassoura”, de 2013.
Anderson Possani Gongora
Graduado em letras pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), com pós-graduação em intertextualidade nas literaturas de língua portuguesa pela mesma instituição. Tem mestrado e doutorado em letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor no Colégio Estadual Princesa Izabel e tem experiência na área de letras com ênfase em língua portuguesa, inglês e literatura. Trabalha principalmente com os temas imagem, violência, identidade, sexualidade, cidade, teatro-ficção e literatura contemporânea.
Andreia do Nascimento
Graduada em letras pela Fafipa, tem especialização em Métodos e Técnicas de Ensino – Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Comunicação e Artes. É apreciadora das artes e obcecada pela literatura, tanto que a considera uma ciência que leva o saber. Foi premiada na categoria contos do VIII Varal Literário da Fafipa.
Rafael Petermann
Graduado em letras pela Fafipa, atua como professor de língua portuguesa e literatura da Escola Fatecie Max e do Colégio Sesi. É aluno de mestrado em estudos linguísticos na Universidade Estadual de Maringá (UEM), participou do projeto “Literatura, Memória e Oralidade: práticas narrativas da região noroeste do Paraná”, coordenado pela Professora Elmita Simonetti Pires, e integrou a comissão julgadora do Femup em 2010 e em 2013.
Ana Claudia Paschoal
Professora de língua portuguesa e literatura brasileira. É formada em letras pela Fafipa e possui especialização em literatura brasileira pela mesma instituição. Tem mestrado em literatura brasileira pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e foi professora colaboradora da disciplina de literatura latina no curso de letras da Fafipa. Como professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lecionou Análise Literária de Textos Bíblicos no curso de teologia. Atualmente é professora do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo.