Funrebom ganha nova sede para atendimento ao público

Mais de R$ 500 mil investidos em construção, melhorias e aquisição de veículos e equipamentos. Este é o resultado do trabalho de arrecadação da taxa de combate a incêndios, vinculada ao IPTU, que destina fundos ao Funrebom (Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros) e possibilitou a construção de uma nova sede para o órgão.
As novas instalações foram inauguradas nesta sexta-feira (7) com a presença de lideranças locais e autoridades militares.
“Temos uma corporação excepcional em Paranavaí, homens que não medem esforços para trabalhar da melhor maneira em prol da população. Para mim é uma honra liderá-los. Mas, sobretudo, hoje temos muito que agradecer ao prefeito Rogério que tem uma visão administrativa apurada e nos deu liberdade para designar a aplicação dos recursos de maneira a atender melhor as necessidades dos bombeiros na cidade”, afirmou o 2º Tenente Cezar Perdoncini, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí.
O comprometimento da administração municipal para a conquista da sede do Funrebom também foi destacado pelo Tenente Coronel Cláudio Luiz Zanlucas, que comanda o 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá.
“Apesar deste Fundo existir em vários municípios, a construção de uma sede como envolve sempre um processo burocrático bastante demorado. É raro acontecer no Estado um fato como este: a construção de uma sede com uma estrutura tão boa, em tão pouco tempo. Isto depende de muito esforço, especialmente da prefeitura, em habilitar os recursos de maneira tão ágil e transparente. Isto mostra que todos os segmentos do município caminham em harmonia e integração pelo bem comum”, exaltou o Coronel.
RECONHECIMENTO – O prefeito Rogério Lorenzetti destacou a ação do Corpo de Bombeiros em Paranavaí, especialmente nos momentos emergenciais como o combate à Gripe A – H1N1, à dengue e o socorro às vítimas de destelhamento da última chuva de granizo, e afirmou: “é uma corporação merecedora de reconhecimento. O Tenente Perdoncini é um comandante de muito valor e todos os bombeiros são muito comprometidos com o serviço à comunidade. Dirigir uma cidade que consegue responder rápido nos momentos emergenciais é um privilégio para qualquer administrador. Ter uma estrutura organizada como a que temos hoje em Paranavaí, com uma Defesa Civil ativa, faz com que a população se sinta mais protegida e saiba que em qualquer situação, mesmo nos momentos de emergência, todos podem contar com um socorro eficaz e rápido para restabelecer novamente a caminhada. A taxa de combate a incêndio, recolhida junto com o IPTU, proporcionou este belo espaço que está aqui para atender ao povo paranavaiense. Esta é uma conquista de todos nós”, concluiu Lorenzetti.
O vereador Antônio Alves da Silveira, que representou a presidência da Câmara, lembrou que as lideranças do município continuam em conversação com o Governo do Estado para elevar a seção dos bombeiros de Paranavaí, possibilitando a contratação de mais efetivo para cobertura dos trabalhos.
“Os deputados Teruo, Accorsi e Nishimori têm dado todo o apoio necessário e o município só tem a ganhar. Nossa corporação é muito dedicada e estamos acompanhando o excelente trabalho que eles têm feito para atender a todas as famílias com as vistorias e o fornecimento de telhas para cobrir os estragos do granizo. Como militar e cidadão de Paranavaí me sinto honrado por ser protegido por homens tão valentes como os nossos bombeiros”, arrematou.
Participaram ainda da solenidade de inauguração da nova sede do Funrebom o senhor Noboru Yamamoto (representando o deputado Luiz Nishimori), o Major Ademar Carlos Paschoal (comandante em exercício do 8º Batalhão), 1º Tenente Airton Melo Gonçalves (30ª Delegacia do Serviço Militar), 1º Sargento Antônio Airton de Araújo (chefe de instrução do Tiro de Guerra), Arnaldo Giovani Rech (presidente do CODEP), os secretários Marly Bavia (Assistência Social), Gilmar Pinheiro (Fazenda), Carlos Alberto Vieira (Controladoria), Jorge Roberto Pereira da Silva (Comunicação Social), Nivaldo Mazzin (Governo), Aparecida Gonçalves (Educação), Eurípedes Lemes Silva (Infraestrutura), João Marques (Meio Ambiente), Sony Zerbatto Felippe (Turismo), Antônio Homero Madruga Chaves (Procuradoria), Márcio Gonçalves (Esporte e Lazer) e Moacir Ferreira Maciel (Desenvolvimento Urbano), além dos bombeiros da corporação e comunidade em geral.