G-8 elabora lista de reivindicações de Paranavaí aos candidatos

Reunidos esta semana, integrantes do chamado G-8 finalizou a pauta de reivindicações que serão apresentadas aos candidatos ao Governo do Paraná, ao Senado da República, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. A pauta de reivindicações será entregue a todos os candidatos ao Palácio Iguaçu e ao Senado.
Já para deputado estadual e federal a pauta será entregue somente aos candidatos com domicílio eleitoral na região da Amunpar, em consonância com a campanha Vote Noroeste, desenvolvido pela Coordenadoria das Associações Comerciais do Noroeste do Paraná (Cacinpar).
O G-8 é um grupo de entidades que busca opções de desenvolvimento econômico e a melhor forma de implementá-las em Paranavaí e região Noroeste.
Aos candidatos às Casas Legislativas de Brasília será solicitado que, eleitos, trabalhem para a duplicação da BR-376, entre Paranavaí e Taquarussu (MS); autorização para implantação do Curso de Medicina em Paranavaí; instalação de uma Delegacia da Polícia Federal; ligação da região à malha ferroviária; implantação de hidrovias, aproveitando o leito do Rio Paraná; e a construção, no Parque de Exposições Costa e Silva, de um grande Centro de Eventos.
Já em nível de Estado as reivindicações são as seguintes: conclusão da Unidade Morumbi da Santa Casa; aumento do efetivo das polícias Civil e Militar (no âmbito do 8º BPM e da 8ª SDP); autorização para abertura de cursos para o campus de Paranavaí da Unespar, na área de agropecuária – como veterinária, zootecnia, agronomia, etc.; instalação de um Escritório Regional da Celepar em Paranavaí para modernizar, melhorar e agilizar a estrutura do Governo do Estado na região; e ampliar o campus da Unespar.
Além disso, querem a representação de Paranavaí no Governo do Estado, com a nomeação de um Secretário de Estado que seja desta região do extremo noroeste. Os candidatos a nível estadual terão conhecimento dos pleitos no âmbito federal e vice-versa para apoiar politicamente as reivindicações.
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL – Na reunião de terça-feira do G-8, no Sebrae, o presidente em exercício da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Rafael Cargnin Filho, fez uma explanação da questão da contribuição sindical para comerciantes e comerciários.
Lembrou que são os sindicatos dos Empregados no Comércio (Sindoscom) e do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) que assinam a convenção coletiva do trabalho, documento que determina salários e horário de funcionamento do comércio, por exemplo.
Sem receita, os sindicatos locais podem ser incorporados pelos sindicatos de Maringá, que passarão a fazer as negociações com base na realidade daquela cidade e não na de Paranavaí, em flagrante prejuízo. Por isso, explicou Cargnin, a Aciap vem apoiando para que seja recolhida a contribuição destes dois sindicatos.
SUINOCULTURA – O próximo encontro do G-8 será em Santa Maria, distrito de Alto Paraná. O grupo vai visitar uma propriedade rural para conhecer detalhes da suinocultura comercial, que está sendo incentivada pelo G-8, como uma nova alternativa econômica para a região.
Esta ação está sendo coordenada pelo presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, que agendou a visita à propriedade.