Gehlen manifesta apoio ao Comitê 9840 que busca lisura nas eleições

O candidato a deputado estadual Maurício Gehlen (PV) manifestou amplo e irrestrito apoio ao Comitê 9840, uma iniciativa da OAB, que tem o objetivo de assegurar o cumprimento da Lei nº 9840 por meio do recebimento de denúncias, acompanhamento de processos e encaminhamento de representações junto aos órgãos competentes, garantindo a lisura das eleições.
Em Paranavaí, a subseção da Ordem lançou o Comitê nesta sexta-feira (14) e nas próximas semanas, advogados de diferentes municípios do Noroeste do Paraná promoverão campanhas de conscientização sobre as eleições.
Falarão sobre funções dos deputados, representatividade política e práticas de corrupção durante o período eleitoral, entre outros assuntos, segundo o presidente da OAB-Paranavaí, Anderson Donizete, a intenção é mostrar que “Voto tem consequências. Abster-se de votar, também”.
“É uma campanha fantástica, que valoriza e mostra respeito ao eleitor e, principalmente porque visa trazer mais ética para a política”, diz Gehlen, referindo-se à Lei 9840, de 1998, e que foi criada “graças a força da população brasileira. Foram colhidas mais de um milhão de assinaturas, dando origem à lei de iniciativa popular”.
Esta lei tem “papel fundamental para a conquista de um sistema político mais democrático ao combater a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. A lei autoriza a cassação do registro da candidatura ou do diploma de políticos”, lembra Gehlen.
“Que bom que a OAB de Paranavaí aderiu a esse processo desde sua criação, em eleições passadas. O Comitê 9840 é uma ferramenta que candidatos ficha, consciência e mãos limpas devem apoiar. Fui um dos fundadores do Observatório Social, que fiscaliza a aplicação de recursos públicos e, por óbvio e coerência, também apoio esta iniciativa. Parabéns à OAB pelo Comitê 9840”, finaliza o candidato.