Gestão Integrada volta a debater ações na área da segurança pública

Integrantes do Gabinete de Gestão Integrada – Municipal (GGI-M) voltaram a se reunir para mais uma reunião de trabalho, desta vez no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Zona Leste.
A escolha do local segue uma determinação do prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, de descentralizar as reuniões para os equipamentos públicos municipais, onde o grupo tem a oportunidade de conhecer as ações do município nas suas diversas áreas de atuação.
O prefeito Rogério Lorenzetti conduziu a reunião, ontem, que contou com a participação de aproximadamente 15 integrantes, entre eles o comandante do 8º BPM, major Ademar Paschoal, o delegado chefe da 8ª SDP, Luiz Carlos Mânica, e os secretários municipais Marly Bavia (Assistência Social), Cida Gonçalves (Educação) e Wesley Izidoro (Proteção à Vida, Patrimônio público e Trânsito).
Na ocasião, foram discutidas as ações que têm sido desenvolvidas na área da segurança pública pelas Polícias Militar, Civil, Conselho Comunitário de Segurança (CCS) e, ainda, através de programas municipais, como o Pró-Vida, e a rede de enfrentamento a situações de risco e violência vivenciados por crianças e adolescentes.
CRAS – Os participantes assistiram a uma apresentação da coordenadora do Cras da Zona Leste, Luci Fernandes, sobre o trabalho dos cinco Centros de Referência da Assistência Social.
Segundo Luci, os Cras estão localizados estrategicamente em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, sendo o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à Proteção Social Básica.
“O trabalho do Cras é tão importante quando à apuração de um crime pela Polícia Civil”, comparou o delegado Luiz Carlos Mânica. De acordo com ele, as ações desenvolvidas pelos Cras junto às suas respectivas comunidades ajudam a reduzir o índice de famílias em vulnerabilidade social e, como consequência, refletem diretamente nos índices de criminalidade.