Gleisi Hoffmann é nova cidadã paranavaiense

A senadora Gleisi Helena Hoffmann recebeu na última sexta-feira o título de Cidadã Honorária de Paranavaí. A sessão solene de entrega do título contou com a presença de autoridades da região e principalmente de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT).
O deputado estadual do Paraná, Ênio Verri, utilizou da palavra para homenagear a escolha da Casa de Leis de Paranavaí.
“Parabenizo a Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Pó Royal que teve a iniciativa e o prefeito Rogério Lorenzetti. Na minha opinião é muito justo este título, justo pela história de uma mulher que luta pelo Estado há muitos anos, que exerceu, para orgulho dos paranaenses, os maiores cargos da história deste Estado. Uma candidata que teve mais votos que o próprio governador e que agora, de volta ao Senado, tem feito um trabalho invejável para os nossos municípios, mas em especial no Senado”, explicou.
O deputado federal Zeca Dirceu também compareceu a solenidade e prestigiou Gleisi.
“Queria parabenizar a Câmara de Vereadores e a legislatura passada pela decisão que tomaram e hoje estamos celebrando […] É um título merecido e justo. Os vereadores foram muito felizes na aprovação deste título e quem ganha, na verdade, nesta noite não é só a Gleisi, que é a homenageada, mas ganha Paranavaí e ganha esta região. Pelo caráter da Gleisi, pela sua história de luta, sei que ela vai sair daqui sentindo ainda mais responsável por esta cidade e para defender os interesses da população paranavaiense”, afirmou Zeca.
O prefeito Rogério Lorenzetti parabenizou a senadora pelo comprometimento com o município de Paranavaí. “Gleisi Hoffman, no Senado da República e na chefia da Casa Civil sempre demonstrou apreço pela nossa cidade e pela nossa gente. Uma justa homenagem […] Senadora Gleisi, nasci em Paranavaí e tenho o maior orgulho de a partir de hoje, poder tratá-la como nossa concidadã. Tenho certeza que Vossa Excelência honrará o título que ora recebe”, asseverou.
O vereador Roberto Picoreli (Pó Royal), propositor da homenagem relatou inúmeras ações que teve o apoio da senadora. “É um prazer homenagear uma das mulheres mais respeitadas em nossa cidade, no Estado do Paraná e no país. Confesso, tomado pela emoção de junto com meus pares conceder esta honraria a esta mulher que além de lutar pelo PAC1 e 2, batalhou sempre pela nossa cidade e pela região”, disse.
Durante seu discurso Picoreli pediu uma salva de palmas à senadora e pediu apoio para a concretização do curso de Medicina e recursos para a Santa Casa de Paranavaí.
A senadora Gleisi Hoffmann, homenageada da noite, fez um breve relato dos programas que participou enquanto ministra-chefe da Casa Civil, como o Programa Mais Médicos; Minha Casa Minha Vida, com mais de 2,7 milhões de casas; Minha Casa Minha Vida Rural, Minha Casa Melhor; construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde pela rede de Saúde, como é o caso das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), além de maquinários e equipamentos rodoviários para melhorar as condições das estradas vicinais e seis mil creches até o final de 2014.
Também disse que já cobrou do Ministro Padilha o credenciamento do Samu para a região de Paranavaí. “Acredito que logo vamos ter esta situação resolvida”.
Ela também se comprometeu a lutar pelo curso de Medicina. “Eu tenho um compromisso com o curso de Medicina em Paranavaí. Eu e o Zeca estivemos com o ministro para fazer esta reivindicação. Queria muito pedir para que a Universidade fizesse o cadastramento até maio para que a gente possa pleitear”. E por fim agradeceu a homenagem.
“Sinto-me muito lisonjeada e honrada […] Eu quero agradecer muitíssimo porque vocês estão me homenageando por algo que é o meu dever. E reconheço que eu tenho que me dedicar sempre pra fazer justiça aos votos que eu recebi e a confiança do povo de todo o Estado do Paraná”, finalizou.

PERFIL DA HOMENAGEADA
Gleisi Hoffmann nasceu no dia 6 de setembro de 1965, na capital paranaense. Iniciou sua caminhada política na adolescência e em 1989 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). É formada em Direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira.
Já ocupou os cargos de secretária de Reestruturação
Administrativa do Estado do Mato Grosso do Sul e de Gestão Pública de Londrina. Em 2002, assumiu o cargo de diretora Financeira da Itaipu Binacional.
Em 2010, Gleisi Hoffmann tornou-se a primeira mulher eleita a ocupar uma vaga no Senado pelo Paraná, com mais de três milhões de votos. No ano seguinte se licenciou do cargo para integrar o ministério de Dilma Rousseff e em fevereiro deste ano voltou a assumir o mandato de senadora.
Agora, de volta ao senado federal após cumprir a missão de gerenciar os principais projetos do Governo Federal frente à Casa Civil, a senadora Gleisi continua dedicada à luta para garantir a melhoria de vida da população.