Governador Beto Richa diz que reforçará ainda mais agenda no interior

CURITIBA (ANPr) – O governador Beto Richa disse ao liberar recursos para 187 municípios da região Noroeste, que irá intensificar ainda mais sua agenda no interior, com presença constante nos municípios, como fez no primeiro período do seu governo.
“Faço questão de estar próximo da população, conhecer a realidade, ouvir sugestões. O Governo do Estado está em inteira sintonia com os municípios”, afirmou ontem.
Em Maringá, Richa encerrou a agenda desta semana, que incluiu Cascavel, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, para liberar recursos para obras, serviços e ações aos municípios destas regiões.
Foram beneficiados 355 municípios paranaenses, somando recursos de R$ 162 milhões, oriundos do Governo, de financiamento do estado e de emendas de deputados.
“São investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura urbana e viária. “É uma prova incontesta de que o Paraná está, de fato, na contramão da crise”, afirmou.
Ele disse que o ano passado foi dedicado a colocar a casa em ordem, planejar os investimentos, que são possíveis graças ao ajuste fiscal feito para proteger o Estado dos efeitos da crise nacional.
“A boa situação financeira do Estado reflete nos municípios”, disse Richa. O aumento da arrecadação, lembrou o governador, ampliou em 20% as receitas do ICMS e do IPVA repassadas pelo Estado aos municípios.
“Hoje, enquanto outros estados estão com dificuldades de honrar seus compromissos e pagar a folha de seus servidores, aqui estamos contratando, como os 3 mil policiais nomeados em fevereiro. Temos, em andamento, um pacote de R$ 700 milhões em obras de recuperação de estradas”, disse Richa.
O professor e reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, também destacou a situação financeira diferenciada do Paraná. “É importante ter um governo que anuncia obras nos municípios em um período de grande crise nacional”, disse ele.

Prefeitos ressaltam importância dos investimentos
O prefeito de Santo Antonio do Caiuá, José Alves de Almeida, contou que seu município recebe disse que recebe recursos para pavimentação asfáltica e um veículo.
“Na semana passada, recebemos uma ambulância. Recebemos recursos para ações de atendimento à saúde. O importante do governo foi o ajuste fiscal. Cito meu município como exemplo, pois estamos em situação financeira muito melhor”, disse o prefeito.

Benefícios para cidades da região
Guaporema, Planaltina do Paraná, Mariluz, Santo Antônio do Caiuá, Itaúna do Sul, Amaporã e Rondon assinaram convênio para investir em emulsão asfáltica.
Os municípios de Tamboara, Querência do Norte, Terra Boa, Iporã, Janiópolis vão receber óleo diesel para recuperação de estradas rurais.
Também foi anunciada a entrega de veículos para utilização no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios de Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Loanda, Mariluz, Nova Aliança da Ivaí, Nova Esperança, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Querência do Norte, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.
O governo também anunciou a implantação de academias ao ar livre para Mariluz, Tamboara e Querência do Norte.