Governador confirma audiências sobre duplicação da PR-323
“A duplicação desta rodovia representa o respeito e a sensibilidade do governo, pois foi uma das mais importantes demandas apresentadas pela população da região, logo que assumi o governo”, afirmou o governador, em Santo Antônio do Caiuá, um dos seis municípios onde esteve ontem. Richa foi também a Inajá, Paranavaí, Paranacity, Cruzeiro do Sul e São João do Caiuá. O deputado Teruo Kato acompanhou o governador nessas visitas.
Como todos os governos estaduais, disse Richa, o Paraná não tem como bancar uma obra deste porte. “Identificamos possibilidades de realizar a obra, já concluímos um projeto e agora começamos as audiências para discutir com a sociedade qual o modelo a ser aplicado”.
O governador afirmou que a proposta apresentada pelo governo, de realizar a duplicação por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), preserva o interesse público, garante uma obra de qualidade e a custos baixos. Caso a modalidade adotada seja o pedágio, será um dos mais baratos do Estado e só será cobrado em trechos onde a obra esteja concluída.
SANTO ANTONIO DO CAIUÁ
O prefeito de Santo Antônio do Caiuá, José Alves de Almeida, afirmou que já foi convidado para a audiência pública e que irá, junto com representantes de entidades do setor produtivo e prefeitos dos demais municípios. “É uma obra da mais alta importância para a nossa região e para o Estado”, afirmou o prefeito.
Em Santo Antônio do Caiuá, o governador visitou a fábrica OMS Armações, que produz artigos para montaria e é a única do município. Richa foi também à Apae.
Um dos assuntos tratados no encontro com o prefeito foram os recursos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). Santo Antônio do Caiuá recebeu R$ 300 mil, a fundo perdido, e aplicará o dinheiro em recape asfáltico e compra de veículos para a prefeitura.
O município, que 2.900 habitantes, tem diversas obras em andamento e já concluídas. “Esses repasses do governo representam tudo para um município como o nosso, que tem pouca receita própria”, disse o prefeito José Almeida. Já foi realizado recape asfáltico e está aprovado projeto técnico para mais obras deste tipo. Também foi autorizada a licitação para compra de três veículos para transporte de passageiros.
A Sanepar fez a perfuração de um poço artesiano na localidade Banco da Terra e concluiu a implantação de um sistema.
O município recebe recursos para fortalecer ações de vigilância em saúde, para custeio da unidade de saúde e também incentivos para custeio e capacitação de equipes de assistência farmacêutica.
Na área da habitação, há obras de construção de 35 moradias e projeto para mais 86 unidades. O governo realiza, também obras de conservação de rodovias e de faixa de domínio.