Governo abre inscrições para realização de oficinas em unidades socioeducativas

CURITIBA – O Governo do Estado lançou edital para cadastramento de profissionais, educadores e artistas interessados em ministrar oficinas artísticas e culturais para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos Centros de Socioeducação (Cense) e Casas de Semiliberdade do Paraná.
As atividades são coordenadas pelo Projeto CulturAção, programa da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social que oferece oficinas culturais para promover a melhoria da qualidade de vida de adolescentes em restrição ou privação de liberdade.
“Nosso objetivo é que esses meninos tenham a oportunidade de transformar os sentimentos negativos em ações construtivas e também a descobrir seus talentos para escrever uma nova história de vida”, explica a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
Por meio da participação dos adolescentes em atividades de caráter educativo, que auxiliam na reconstrução social e emocional, o projeto busca despertar nos meninos e meninas o interesse pelas artes, o desenvolvimento da criatividade, melhoria da linguagem e o estímulo ao raciocínio lógico, além de promover o resgate da autoestima e proporcionar condições para a formação de sua autonomia.
EDITAL – O prazo de inscrição para a primeira fase do credenciamento vai de 26 de junho a 27 de julho.
Podem se inscrever profissionais com experiência comprovada nas áreas de Artesanato, Artes Circenses, Artes Cênicas, Arte com Recicláveis, Capoeira, Contação de Histórias, Dança, Desenho, Educação Ambiental, Escultura em Cerâmica, Expressão Corporal, Formação de Leitores, Hip Hop (Os quatro elementos), Linguagem Fotográfica, Música, Pintura em Tela, Roteiro para Cinema e Vídeo, Quadrinhos, Franzine e Mangá.
Ao todo serão ofertadas vagas para 183 oficinas nas unidades socioeducativas, inclusive na Paranavaí. As atividades acontecem, preferencialmente, nos períodos de férias e recesso escolar.