Governo do Japão entrega equipamentos hospitalares em Loanda

O cônsul Geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda esteve sexta-feira na cidade de Loanda onde entregou equipamentos hospitalares para serem utilizados no Hospital Municipal Seitugo Hirata.
A destinação de equipamentos para o hospital brasileiro faz parte do Programa de Assistência a Projetos Comunitários, desenvolvido pelo governo japonês no Brasil.
O investimento do governo japonês foi de US$ 95.621,00, cerca de R$ 200 mil em equipamentos. “Estou hoje aqui em nome do povo japonês para fazer a entrega desses equipamentos hospitalares, espero que os equipamentos doados possam ser bem aproveitados e resultem na melhoria no atendimento prestado à população de Loanda”, destacou Ikeda.
O prefeito Flávio Accorsi expressou o sentimento de respeito e gratidão ao governo japonês, e citou que estes equipamentos médicos, adquiridos através deste projeto, irão trazer grande benefício à população carente de Loanda.
“Tenho um grande respeito ao povo japonês, que pode ter a certeza de que essa doação será muito importante no atendimento da nossa população, principalmente os moradores mais carentes”, disse o prefeito que no início de gestão com apoio de empresários e comerciantes reformou parte do Hospital.
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Kazikawa, que acompanhou todo o processo documental para que a cidade fosse contemplada pelo governo japonês com os equipamentos, disse da importância da doação para o Hospital Municipal.
“Recebemos equipamentos para o centro cirúrgico, que em breve será aberto para atender a demanda de Loanda”, disse o secretário que agradeceu ao cônsul e ao povo japonês pela doação.          
O Hospital Seitugo Hirata foi fundado em 1962, e passou a ser administrado pela Prefeitura como Hospital Municipal em 2001. Atualmente possui 50 leitos, sala de cirurgia e de parto, e presta atendimento médico e de pronto socorro à população de Loanda e municípios vizinhos.

Confira os equipamentos doados ao Hospital Municipal
– 1 autoclave horizontal de 201 litros
– 1 detector fetal de mesa digital sonar
– 2 monitores de sinais vitais
– 1 bomba de infusão volumétrica peristáltica
– 1 foco cirúrgico multifuncional com 2 cúpulas, 1 com 3 bulbos e outra com 4 bulbos halógenos
– 2 aspiradores cirúrgicos, frasco de 5 litros
– 1 incubadora eletrônica com duplo microprocessador
– 1 berço aquecido
– 1 aparelho de anestesia para cirurgias
– 1 processadora automática de raios X