Governo regulariza repasses para o Fundo de Desenvolvimento Agropecuário
A medida, assinada durante a cerimônia de premiação dos vencedores do programa Empreendedor Rural, ontem, faz parte do esforço do governo para melhorar a defesa sanitária animal no Paraná.
“Queremos que o fundo cumpra sua função de atender às suas necessidades dos produtores e garantir mais tranquilidade em momentos de dificuldades”, disse o governador.
O Fundepec é formado por recursos recolhidos pelo Estado de produtores, sobre cabeças de gado vacinadas, aves e suínos abatidos e comercializados. Desde 2005, porém, o governo estadual não repassava ao Fundepec os recursos retidos.
O repasse autorizado agora pelo governador Beto Richa zera esse passivo. “Com a retomada dos repasses ao Fundepec, o Estado resolve uma pendência de longa data com os produtores do Paraná”, disse o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Com o repasse de R$ 11,7 milhões, o Fundepec passa a contar com um montante de R$ 47,5 milhões. O fundo é gerenciado por entidades do setor agropecuário, mas a utilização dos recursos depende de autorização do secretário da Agricultura, em casos, por exemplo, de surtos de aftosa, peste suína clássica ou outras doenças.
Empreendedor Rural formou 18,5 mil produtores rurais
O Programa Empreendedor Rural está completando 10 anos e formou 18,5 mil produtores rurais. Só em 2012 foram instituídas 84 turmas, com a formação de 1.049 pessoas. O conteúdo estimula as habilidades e competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis.
“É um programa importante para a capacitação profissional e o desenvolvimento de aptidões de produtores rurais, que assim garantem aumento da sua produtividade e mais riquezas ao Paraná”, disse o governador Beto Richa.
Além da premiação de oito projetos vencedores do programa – dos quais dois apresentados pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) -, o encontro contou com três palestras de especialistas da área.
Segundo o presidente da Faep, Ágide Meneguette, o programa ajuda o trabalhador rural na melhoria da administração da sua propriedade, a partir de aulas teóricas e práticas e da elaboração de um projeto. “O Empreendedor Rural ajuda o homem do campo a melhorar a gestão da propriedade, por meio do planejamento e do conhecimento”, afirmou.
O presidente da Fetaep, Ademir Muller, disse que o curso aproveita e potencializa a capacidade do produtor rural, fornecendo a ele novas ferramentas para o empreendedorismo.