Governo revitaliza caminhos da soja, da propriedade ao porto

CURITIBA – São muitos os caminhos percorridos pela soja produzida no Estado até chegar ao Porto de Paranaguá. As cargas passam pelas estradas rurais, trafegam por rodovias e ferrovia até chegar ao cais para exportação. Todos esses caminhos passam por processos de revitalização e modernização, com fortes investimentos do Governo do Estado.
“Da porteira para dentro, o homem do campo faz seu trabalho muito bem feito. Nós focamos o trabalho da porteira para fora, com medidas para incentivar a agricultura e melhorar o transporte e a logística”, afirma o governador Beto Richa.
Entre os principais programas que beneficiam os produtores rurais paranaenses está a Patrulha do Campo, que readequou 2 mil quilômetros de estradas rurais do Estado. Realizado em parceria com consórcios intermunicipais, as Patrulhas já chegaram a 109 municípios, atendendo a mais de 138 mil produtores.
Morador de Ortigueira, nos Campos Gerais, o agricultor Deolindo Pereira da Costa é um dos beneficiados pelo programa. “Quando vi esse maquinário chegando falei que nosso progresso estaria vindo com ele. Para a gente que planta, ficou bem melhor para carregar a soja e também para a criação de gado”, afirma.
Com o programa, o Governo do Estado repassa aos consórcios um conjunto com 13 equipamentos para executar a readequação e modernização das estradas. Os projetos são realizados com acompanhamento técnico para que a obra tenha maior durabilidade.
RODOVIAS – Das estradas rurais, os caminhões carregados de soja chegam às rodovias que cortam o Estado, onde o governo executa o maior programa de melhoria da infraestrutura viária da história do Paraná.
Desde 2011, o Governo do Paraná já investiu R$ 606 milhões para melhorar a malha rodoviária estadual. Até o final deste ano, serão investidos outros R$ 234 milhões, totalizando R$ 840 milhões.
As obras fazem parte do Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas (Perc) e beneficiam todas as regiões do Paraná. No programa, cerca de 60 equipes, com quase dois mil homens, trabalham ao longo de 12 mil quilômetros de rodovias, de forma permanente.