Governo vai capacitar fornecedores do Programa Leite das Crianças

CURITIBA – O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, determinou a criação de um grupo de trabalho para analisar a proposta para investimentos em projetos de capacitação e treinamento de produtores e usinas fornecedoras de leite ao programa do governo do Paraná, Leite das Crianças.
A proposta é que o Programa Leite das Crianças seja executado nos municípios atendidos pelo Programa Família Paranaense.
O projeto deverá ter uma duração de cinco anos e será financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com previsão de R$ 870 mil por mês, para financiar os cursos de capacitação e treinamento.
A proposta de Cristiane Puchevaillo é que a Emater e a Adapar assumam a execução desses cursos.
QUALIDADE DE VIDA – O Programa Leite das Crianças fornece, de forma gratuita, um litro de leite pasteurizado integral, adicionado de ferro e vitaminas “A” e “D” por dia, para crianças de com idade entre 6 e 36 meses, pertencentes às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo regional.
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da criança que recebe o leite, garantindo a eficiência em toda a cadeia produtiva desde o campo até o beneficiário final que é a criança.
CURSOS – Conforme o projeto, a capacitação será direcionada para produtores e usinas. Para os produtores, os cursos serão de boas práticas da produção leiteira na propriedade rural. Para as usinas, serão de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC).
O objetivo é capacitar no mínimo 60% dos produtores fornecedores e até 80% das usinas fornecedoras do Leite das Crianças. A previsão é que sejam envolvidas 1.400 pessoas em toda a cadeia produtiva.