Grandes geradores de lixo querem que classificação das empresas seja revista

Aproximadamente 300 empresas de Paranavaí foram consideradas grandes geradoras de resíduos sólidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A constatação foi feita após a pesagem do que é produzido por cada uma. E cada uma se tornou responsável pela destinação do próprio lixo.
Quem foi considerado grande gerador de resíduos teve de elaborar um plano de gerenciamento do lixo, fazendo a devida separação de materiais recicláveis dos orgânicos, reduzindo assim o que vai para o aterro sanitário.
A maior parte dos empresários fizeram as adequações necessárias e alcançaram o resultado esperado. Quem foi apontado como produtor de 200 quilos de lixo, por exemplo, hoje afirma gerar um quarto deste total. Mesmo assim, continua pagando pela coleta dos 200 quilos.
Os empresários disseram estar preocupados e insatisfeitos com esta e outras questões. Pediram o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que organizou um encontro entre seus associados e o prefeito Rogério Lorenzetti. O objetivo: organizar a coleta do lixo produzido pelas empresas consideradas grandes geradoras de resíduos sólidos.
O encontro aconteceu na manhã de ontem. Na ocasião, os proprietários e representantes dos estabelecimentos pediram para que a Prefeitura de Paranavaí reavalie o peso do lixo produzido. Eles também questionaram o preço cobrado pela empresa que realiza a coleta na cidade e falaram sobre a dificuldade que encontram para dar a destinação correta aos produtos recicláveis.
Lorenzetti se comprometeu a promover um estudo junto à equipe técnica da Prefeitura para organizar uma nova avaliação. A ideia é verificar se todas as empresas anteriormente classificadas como grandes geradoras de lixo ainda estão enquadradas nesta categoria. “Vamos ver de que forma esta revisão vai ser conduzida”, disse.
Uma nova reunião dos empresários com o prefeito será promovida em Paranavaí, mas com a presença de técnicos do município e de representantes da empresa que realiza a coleta do lixo. Todos concordam que é preciso chegar a um entendimento, para que a lei seja cumprida rigorosamente sem prejudicar qualquer uma das partes.