Grupamento especializado em ações aéreas dá instrução em Paranavaí

Integrantes do Grupamento Aeropolicial (GRAER) da Polícia Militar do Paraná estiveram na manhã de ontem ministrando palestra no 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) de Paranavaí. Eles falaram com os alunos do Curso de Formação de Cabos e com os alunos da Escola de Formação de Soldados.
O treinamento abordou o funcionamento do grupamento e as ações realizadas pela equipe que possui bases em Curitiba, Londrina e Guarapuava. Os alunos tiveram acessos aos números de atuações realizadas no ano de 2014.
O subcomandante do 8º BPM, major Jefferson Luiz de Souza, explicou que originalmente a palestra seria ministrada para os cabos. “Eles possuem essa matéria no currículo do curso. Porém, conseguimos estender para os alunos do curso de soldados. Desta forma eles também estarão preparados para uma eventual situação que tenham que trabalhar com essa ferramenta”.
GRAER – O Grupamento Aeropolicial possui quatro helicópteros e dois aviões. As aeronaves são utilizadas para realizar
radiopatrulhamento aéreo, apoiam as operações policiais, prestam apoio em ocorrências, fazem o transporte de tropas, ajudam na fiscalização ambiental, acompanham escoltas, são usados como plataforma de observações e no levantamento aéreo.
Além disso, as aeronaves fazem patrulhamento litorâneo, resgate médico, remoções médicas, buscas aquáticas, buscas terrestres, salvamentos aquáticos e terrestres, operações para defesa civil, transplante de órgãos e também na orientação de combate de incêndio.
Os estudos identificam que as locomoções das aeronaves demoram cerca de meia hora para um raio de 100 quilômetros de suas bases.
Em Curitiba são atendidos 35 municípios com uma população estimada de 3,5 milhões de pessoas. Em Londrina são atendidos 83 cidades 2,8 milhões de habitantes. Na base de Guarapuava são atendidos 42 municípios e atende uma população de 1,2 milhões de pessoas.