Grupo busca novos apoios para implantação do curso de Medicina em Paranavaí

A busca pela implantação do curso de Medicina para Paranavaí, via Fafipa/Unespar, motivou nesta semana nova reunião na Câmara Municipal da cidade. Representantes do Grupo Pró-implantação do Curso de Medicina formado pela sociedade civil foram pedir apoio aos vereadores.
“A Santa Casa, nos próximos anos, será um dos maiores hospitais da região. Precisamos de médicos qualificados para atender os pacientes. A instalação deste curso não só trará mais geração de empregos e renda, como ofertará mais médicos garantindo melhor qualidade de vida e saúde”, explicou o médico Ruy Pedruzzi.
Um outro fator é que Paranavaí já é polo educacional e com a oferta deste curso aumentaria a população, movimentaria o comércio local e consequentemente alavancaria o desenvolvimento da região.
“Necessitamos ser mais contundentes, mais participativos. Não podemos continuar perdendo a representatividade. Discutir as vantagens, realizar um trabalho político e mostrar que as lideranças estão buscando apoio”, disse o representante da Sociedade Rural de Paranavaí, Demerval Silvestre.
Em consenso, o grupo afirmou a necessidade do envolvimento de todos, bem como a elaboração dos projetos para a implantação do curso. “Precisamos preparar o projeto político pedagógico e institucional para acelerar o processo”, explanou o professor da Fafipa, Rotil de Souza.
Eles também falaram da importância da confecção de um pré-projeto visando o desenvolvimento a curto, médio e longo prazo do município.
“O objetivo é fazer com que os anseios da nossa população aconteçam. Promover uma ação contínua pensando no bem de Paranavaí e acampando as reivindicações da sociedade como bandeira de todos”, assegurou o presidente do Sindicato Rural Patronal, Ivo Pierin Júnior.
Os vereadores manifestaram total apoio à iniciativa. “A Câmara vai reforçar o pedido para trazer novos cursos inclusive apresentar proposição em nome de todos os vereadores e pedir o apoio da Amunpar. Temos que unir forças e buscar o que queremos para nossa cidade”, afirmou o presidente da Casa, Mohamad Smaili.
Estiveram presentes os vereadores Antonio Alves, Claudemir Barini, José Galvão, Leonildo Martins e Walter dos Reis, representantes do Sindoscom, OAB, Advog, Codep, Sindesp, Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Saúde.
Na semana que vem eles devem se reunir com o prefeito Rogério Lorenzetti para deliberar sobre o assunto. (Ass./Câmara)