Grupo curitibano leva “A Vaca Pródiga” ao Teatro Altino Costa

Hoje, às 20h30, o Teatro de Breque, de Curitiba, vai encenar a comédia “A Vaca Pródiga”, uma paródia da “Parábola do Filho Pródigo”, inspirada na obra do dramaturgo estadunidense Mark Harvey Levine. O evento que tem entrada gratuita é uma iniciativa do Circuito Cultural Sesi e conta com apoio da Fundação Cultural.
Fã do trabalho do dramaturgo Mark Harvey Levine, a diretora de teatro Nina Rosa Sá decidiu fazer uma adaptação para a “Vaca Pródiga”. Pra isso, montou um elenco formado por Tatiana Blum e PablitoKucarz, além do diretor musical Thiago Chaves, produtora Michele Menezes, da PróCult, e Paulo Vinícius como responsável pelos adereços.
“A Vaca Pródiga” é um espetáculo que gira em torno do conflito existencialista de uma vaca prestes a ser servida como prato principal na festa que comemora o retorno do filho pródigo. Durante a peça, o animal passa por uma gradação de sentimentos e reflexões. Em uma das cenas, já resignada, reconhecendo a iminência de seu destino e a descrença na humanidade, a vaca discursa: “Nós, as vacas, nascemos com um propósito, temos um objetivo de vida, serei a estrela deste jantar. Já vocês, humanos, não sabem qual é o sentido de sua existência”.
Há diversas cenas instigantes. Como exemplo, merecem ser citadas aquelas em que ela recorre ao seu fiel companheiro, um bezerro. Durante toda a peça, a vaca vivencia momentos de avaliação sobre o próprio destino. “Ela reflete sobre tudo. Desde a descoberta do fim até o momento de redenção”, comenta a trupe do Teatro de Breque que desde 2007 já montou vários espetáculos de sucesso como “O Beijo”, “Chiclete&Som”, ElizavetaBam”, “Com Amor” e “Em Breve nos Cinemas”. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)