Grupo de gestantes participa de Oficina de Cuidados e Higiene do Bebê

A Secretaria Municipal de Assistência Social, de São Pedro do Paraná promoveu nesta quarta-feira (19), nas dependências do CRAS a Oficina de Cuidados e Higiene do Bebê, que faz parte SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) através do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) que tem como finalidade; fortalecer a função protetiva das famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e fortalecimento de vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária por meio de ações preventivas.

Esta foi a última Oficina com Gestantes de 2014, onde foi trabalhado a higiene e banho do bebê, enfatizado e orientado que a higiene do bebê é algo fundamental, um dos principais cuidados a se ter, constituindo um dos fatores básicos para a boa saúde do seu bebê. Além de cuidar da higiene diária os pais terão uma oportunidade para fortalecer a comunicação e laços afetivos entre pais e filho, sendo este um momento agradável e divertido.

Para que se consiga concretizar estes objetivos, é preciso preparar com antecedência tudo o que é necessário para que não se prolongue o banho além do tempo necessário, que é de cinco minutos, evitando deixar o bebê sozinho um único segundo, por isso, antes de se iniciar o banho, convém rever os acessórios e comprovar antes do bebê estar nu, que se tem à mão todos os elementos que devem ser utilizados. Considerando que o bebê é muito pequeno e sensível às alterações de temperatura, devendo tomar uma série de precauções para que não passe frio.

A mais importante é o quarto onde se dá o banho, que deve estar quente, não ter correntes de ar e também manter a criança abrigada tanto antes de se iniciar o banho como depois.

Antes de colocá-lo na banheira, se necessário faça a higiene do bumbum e genitais cuidadosamente, ou a banheira pode se converter em um foco de infecção. Posteriormente comprove a temperatura da água da banheira por meios mais básicos, introduzindo o cotovelo ou mesmo a parte interna do braço, onde a pele é mais sensível. Finalizando com a limpeza do rosto, cabelos, umbigo, axilas e partes íntimas. Convém que este procedimento seja realizado antes da refeição e não depois em plena digestão, contemplar uma hora mais ideal para o banho diário, sendo esta aquela em que os pais possam dedicar toda a tranquilidade a essa ocupação, sem pressa.