Grupo de Paranavaí promove ações voltadas para a melhoria do trânsito

No trânsito, o sinal amarelo representa um pedido de atenção. Vale para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas; o alerta é para todos. Assim também é a proposta do Movimento Maio Amarelo: chamar a atenção de toda a sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes.
Em Paranavaí, um grupo formado por representantes de diversas organizações e entidades governamentais e da sociedade civil está organizando uma série de atividades voltadas à orientação e à conscientização sobre o trânsito.
Na manhã de ontem, dois organizadores das ações – Ivan Rogério Santinon Carvalho, chefe da 14ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), e Cláudio Miguel de Souza, do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí – estiveram no Diário do Noroeste e conversaram com o jornalista e diretor Euclides Bogoni.
Eles informaram que na próxima sexta-feira será realizada uma passeata pelo centro da cidade. O início será às 9 horas, em frente à Prefeitura de Paranavaí. A ideia é chamar a atenção de toda a comunidade para a importância dos cuidados em ruas e avenidas, no sentido de tornar o trânsito mais seguro.
Carvalho destacou que 26 mortes provocadas por acidentes foram registradas em Paranavaí só neste ano. Em todo o Brasil, são, em média, 120 vítimas fatais todos os dias, totalizando mais de 43 mil por ano. Esses acidentes são provocados, na maioria das vezes, por desatenção, imprudência e desrespeito às leis de trânsito.
Por isso, além da passeata na próxima sexta-feira, com previsão de reunir 350 pessoas, serão feitas blitze educativas ao longo do mês. Os locais ainda não foram definidos, mas o objetivo é promover a conscientização de motociclistas e motoristas sobre os cuidados no trânsito.
As ações do Maio Amarelo contam com o apoio de uma série de entidades, entre as quais, Diretoria de Trânsito (Ditran), secretarias municipais de Saúde e de Educação, Guarda Municipal, Secretaria de Estado da Educação, 8º Batalhão de Polícia Militar, Escola de Soldados, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 14ª Ciretran, Tiro de Guerra, Conselho Comunitário de Segurança, Fatecie e Diário do Noroeste.
MAIO AMARELO – Trata-se de uma campanha de caráter mundial que une poder público e sociedade civil. A intenção é colocar em pauta as discussões sobre segurança viária e mobilizar toda a comunidade, repartições governamentais, empresas, entidades de classe, associações e federações.
A ideia de promover ações continuadas durante um mês foi baseada nos bons resultados obtidos com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo, que garantem o desenvolvimento de atividades voltadas, respectivamente, para a saúde da mulher e a saúde do homem. Sendo assim, criou-se o Maio Amarelo.