Grupo de trabalho para implantação da Educação Integral é sugerida por Teruo

CURITIBA – “Precisamos estabelecer uma parceria com os municípios para a implantação e consolidação do sistema de educação em tempo integral”, destacou o deputado Teruo Kato em reunião na Secretaria de Educação do Paraná, na quarta-feira.
Estavam presentes no encontro o diretor-geral da SEED, Jorge Wekerlin; a coordenadora do ensino médio da SEED, Meryna Juliano Rosa e a assessora de planejamento, Ivanilde Maria Tibola.
O deputado Teruo, que é presidente da Frente Parlamentar pela Educação Integral e membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, sugeriu na audiência a criação de um grupo de trabalho, com a finalidade de fornecer apoio e auxílio aos municípios e escolas interessados em implementar a educação em tempo integral.
“Muitas oportunidades e recursos estão sendo desperdiçados pela falta de interlocução com os municípios. Temos que orientar os gestores municipais no processo de obtenção de recursos dos programas governamentais, como por exemplo, o Mais Educação”, destacou Teruo.
Na reunião, o parlamentar ainda falou sobre sua experiência, quando prefeito de Paranavaí, na implantação de escolas em tempo integral. “Constatamos inúmeros benefícios. Os alunos passam a gostar mais da escola e os pais começam a participar e se envolver mais na educação de seus filhos”, concluiu.
O diretor Wekerlin, por sua vez, concordou com a criação de um grupo de trabalho e enfatizou que é realmente necessário que o Estado assuma o papel de articulador com os municípios. “Precisamos também decolar nas parcerias com entidades interessadas em oferecer atividades de contraturno, começando assim uma cruzada pela educação integral”.
Uma nova audiência com os deputados da Frente Parlamentar pela Educação Integral e integrantes da secretaria de Educação ficou marcada para o início do mês de agosto.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
O Programa Mais Educação, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica. O programa prioriza instituições de ensino localizadas em capitais e regiões metropolitanas que têm baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).