Grupo foi a Brasília pedir instalação de Delegacia da Polícia Federal em Paranavaí

“Paranavaí sai na frente, pois mostrou organização e quer a presença da Polícia Federal”. As palavras de Leandro Daiello Coimbra, diretor geral da PF, foram dirigidas a representantes de entidades do Extremo-Noroeste do Paraná na última quarta-feira. Eles estiveram em Brasília para pedir a instalação de uma Delegacia da Polícia Federal na cidade.
Na ocasião, entregaram um dossiê que contém o apoio formalizado de prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos, associações, clubes de serviços, lojas maçônicas, Procuradoria da República, Justiça Federal e uma série de outras entidades, representando aproximadamente 300 mil pessoas de toda a região.
O documento mostra que a Delegacia da PF é necessária à medida que influenciaria de forma decisiva nas ações de combate ao contrabando de armas e ao tráfico de drogas, por exemplo. Isso por se tratar de uma região de fronteira com grande extensão, inclusive com facilidades de acesso pelos rios.
Outra vantagem da instalação de uma Delegacia da PF em Paranavaí seria a possibilidade de emitir e renovar passaportes sem precisar se deslocar para outras cidades mais distantes. O atendimento a estrangeiros também poderia ser realizado aqui.
A reivindicação é antiga e liderada pela Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná (Advog) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Paranavaí e Conselho de Segurança. Também tem o apoio do deputado federal João Arruda.
ESPERA – O grupo que foi até Brasília avaliou como positiva a receptividade do diretor geral da Polícia Federal e voltou para Paranavaí otimista. Agora, os representantes das entidades vão esperar até que o dossiê seja avaliado, para que obtenham respostas. Além disso, aguardam a visita de Coimbra à região.