Grupo Gralha Azul presta homenagem a Paranavaí

Música e história se misturam na apresentação do Grupo Gralha Azul, hoje à noite, para prestar uma homenagem aos 60 anos de Paranavaí. Com recursos multimídia, apresentações de dança e participações especiais de músicos da cidade, o objetivo é fazer uma viagem ao passado, desde os tempos em que o território era habitado por índios tupis-guaranis até os dias atuais, passando pela chegada dos pioneiros e as mudanças econômicas, sociais e culturais ao longo dos tempos.
O show será no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, às 20h30. O ingresso custa R$ 5 e pode ser comprado antecipadamente ou na hora. O convite do presidente da Fundação Cultural e integrante do Grupo Gralha Azul, Paulo Cesar Oliveira, é para que toda a comunidade prestigie o evento. “Será uma apresentação dinâmica, com a projeção de fotos e a narrativa da história de Paranavaí, um show inédito”, afirma.
No decorrer do show haverá quatro coreografias apresentadas por grupos de dança de Paranavaí. Os músicos Qxin, Gleberson e Glau Ribeiro, o Coral da Fundação Cultural e a Orquestra de Sopros Paranavaí também participarão da apresentação desta noite.
De acordo com Oliveira, o repertório inclui as canções “Moema”, que fala de Paranavaí antes mesmo da chegada dos pioneiros, e Ponto Azul, sobre o primeiro ponto de parada de Paranavaí. O hino do Atlético Clube Paranavaí encerra a apresentação, com uma homenagem ao time vencedor do Campeonato Paranaense em 2007.
Formado pelos músicos Paulo Cesar Oliveira (violão), Preto (bateria), Torrente (percussionista), Braga (acordeom), Cidinho (contrabaixo) e Juca (violão 12 cordas), o Grupo Gralha Azul surgiu em 1977. Participou da primeira edição do FemuSesc, hoje o Femucic, de Maringá, com a música “Saudades da Gralha Azul”, que deu nome ao grupo. São seis CDs e 1 DVD que totalizam 66 músicas gravadas, a maioria delas sobre a realidade regional.