Grupo percorre a cidade em busca de animais de grande porte soltos em vias públicas

Em busca de animais de grande porte soltos em vias públicas, uma equipe percorreu diferentes bairros de Paranavaí, mas nenhuma captura foi feita. Participaram do arrastão servidores da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Meio Ambiente. Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap), Polícia Militar e Viapar também estiveram envolvidas na ação.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel, o grupo foi aos lugares onde é mais comum encontrar animais bovinos ou equinos em ruas e avenidas, por exemplo, próximo ao aeroporto e à rodoviária, em alguns pontos da Avenida Heitor Alencar Furtado, no Distrito de Sumaré e nos Jardins Monte Cristo e Guanabara.
O trabalho realizado ontem será feito periodicamente. O objetivo é garantir que não haja animais de grande porte nas ruas e avenidas da cidade, uma vez que colocam em risco a segurança no trânsito e dos moradores. Outra preocupação é com a saúde dos próprios animais.
Fadel afirmou que futuramente uma série de equipamentos será adquirida pela Administração Municipal, para tornar possível fazer a captura dos bichos de forma mais célere, sempre que houver denúncias. Até lá, a equipe continuará fazendo arrastões como o de ontem.
Paralelamente, segue o cadastramento de carroceiros de toda a cidade. Eles recebem orientações sobre os cuidados devidos com os animais, que passam por avaliações veterinárias. Conforme explicou o diretor da Vigilância em Saúde, a coleta de dados sobre os bichos e seus donos servirá para estruturar futuras políticas públicas em Paranavaí.