Guerra contra a dengue tem início em Itaúna do Sul

Itaúna do Sul é um dos municípios com o maior número de focos do mosquito transmissor da dengue. E por já ter sido registrada a primeira morte causada por dengue no estado, por Paranavaí ter já mais de 250 casos confirmados e, principalmente, pelo alto índice de proliferação do mosquito em Itaúna do Sul, o prefeito Pedro Castanhari, enviou à Câmara de Vereadores a solicitação de decretação de estado de emergência no município.
O estado de emergência foi aprovado em sessão extraordinária, em regime de urgência – a Câmara ainda está em recesso. O prefeito determinou a realização de um arrastão para acabar com os focos do mosquito nas residências.
Outra medida foi a aplicação de veneno, através da máquina de fumacê costal, pelos agentes da vigilância sanitária.
Dione Paulo Martin, chefe da Vigilância Sanitária e coordenador do controle de endemias, disse que a situação é preocupante. “Estamos com o índice acima de qualquer outra cidade do Paraná. O índice tolerável é de 1%, Itaúna registrou na última pesquisa de campo 17,3%”.
Para conscientizar os moradores da seriedade do problema, Itaúna do Sul deverá, a exemplo de Paranavaí, começar a multar os moradores reincidentes, ou seja, aquelas famílias que já foram notificadas da existência de focos em suas propriedades e não tomaram providências.
Dione confirma a notificação do primeiro registro de doente no município.