Hemonúcleo de Paranavaí atenderá em horário especial
Na próxima sexta-feira (23) será comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e para marcar a data, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí atenderá, nesse dia, em horário diferenciado, das 7h30 às 14h30, sem interrupção.
O objetivo é reforçar os estoques de sangue. Também visa chamar a atenção das pessoas para a importância da doação, informa a farmacêutica bioquímica Maria Luísa Dias Fraga Peron, responsável pelo Hemonúcleo.
Ela aproveita para reforçar os critérios de doação de sangue, passo a passo. E alerta: com apenas uma doação é possível salvar a vida de até três pessoas.
PARA DOAR – O possível doador é cadastrado no Sistema Hemepar e recebe um questionário para receber; Triagem clínica, na qual será avaliado se o doador preenche os requisitos para doação de sangue; Triagem hematológica, um rápido exame, com apenas uma gota de sangue, que verifica se o candidato à doação não tem anemia; Coleta de aproximadamente 450 ml de sangue; Após a coleta, o doador é encaminhado para a sala de lanche e deve permanecer no Hemonúcleo por pelo menos 15 minutos.
Ao decidir doar sangue, reserve um período do seu dia para fazer a doação sem pressa. Apesar de todo o procedimento ser realizado em aproximadamente 40 minutos, podendo variar dependendo do número de pessoas doando.
Outro dado importante é se preparar para doação em períodos de feriados prolongados, já que mais pessoas podem precisar de sangue.
PARA DOAR É PRECISO: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos precisa de consentimento dos responsáveis formais); Pesar no mínimo 50 quilos; Estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento oficial de identidade com foto.