Hemonúcleo de Paranavaí tem queda no número de coletas
Os últimos dias foram de queda no número de doadores de sangue no Hemonúcleo Regional de Paranavaí. Mesmo assim o estoque de bolsas se mantém equilibrado, graças ao movimento significativo registrado em 23 de novembro, antevéspera do Dia do Doador de Sangue Voluntário.
De acordo com Maria Luiza Dias Fraga Peron, responsável técnica pelo Hemonúcleo de Paranavaí, este período é marcado pela necessidade de grandes volumes de sangue. Assim, é fundamental que o banco esteja abastecido.
Ela explicou que o fluxo de veículos nas estradas é maior, o que resulta em mais acidentes com vítimas que precisam receber sangue. Ocorrências domésticas com ferimentos também são mais comuns durante as festividades de dezembro e de início de ano.
Doadores voluntários precisam ficar atentos aos dias e horários de funcionamento do Hemonúcleo Regional de Paranavaí. As coletas serão realizadas normalmente até sexta-feira (21) e nos dias 26, 27 e 28 de dezembro. Depois, os atendimentos serão retomados em 3 de janeiro. Os horários: das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 14h30.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 55 quilos, estar em boas condições de saúde e ter se alimentado corretamente. Não pode ter consumido bebida alcoólica ou passado por cirurgia recentemente. Outra exigência é apresentar documentos pessoais.