Hemonúcleo de Paranavaí terá horário diferenciado de atendimento na sexta
O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro. Para marcar a data, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí terá horário diferenciado de atendimento na sexta-feira (24), das 7h30 às 15 horas, sem intervalo para almoço.
O objetivo é fazer o maior número possível de coletas, garantindo, assim, estoque de sangue suficiente para o final do ano. De acordo com a responsável técnica pelo Hemonúcleo de Paranavaí, Maria Luiza Dias Fraga Peron, a necessidade de bolsas de sangue aumenta aproximadamente 50% no período de dezembro a janeiro.
Por se tratar de época de férias, o movimento nas estradas cresce, o que amplia a ocorrência de acidentes de trânsito com vítimas que precisam receber sangue. O mesmo vale para os casos de violência doméstica e brigas motivadas pelo consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
E se o consumo de bolsas de sangue tem elevação, a quantidade de doadores voluntários diminui entre dezembro e janeiro, principalmente em razão das festividades de Natal e Ano Novo e das viagens de férias.
PARA DOAR – Maria Luiza apontou algumas condições necessárias para ser doador de sangue. O primeiro critério é a idade: de 16 a 69 anos. Menores de idade precisam ir acompanhados por pai, mãe ou responsável legal. De 67 a 69 anos, é necessário que a pessoa já tenha doado sangue anteriormente.
Outras exigências são: ter mais de 55 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não usar drogas, não ter doenças infecciosas, não manter relações sexuais com diferentes parceiros e não ter feito transfusão de sangue nos últimos 12 meses.
Quem vai até o Hemonúcleo de Paranavaí passa por uma triagem e recebe orientações. Depois, vai para a sala de coleta e realiza a doação de sangue. Segue, então, para a cozinha, onde recebe alimentação e faz a reidratação.