Hemonúcleo precisa de doadores para reforçar o estoque no Carnaval

A combinação viagens, consumo de bebida e feriado prolongado gera preocupações extras durante o Carnaval, por conta do maior risco de acidente. Por isso, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí está fazendo um esforço para reforçar o estoque de sangue nos dias de festa. Uma ação preventiva, pois, além da possibilidade de aumento da demanda, serão cinco dias sem coleta.
A responsável técnica do Hemonúcleo, Maria Luiza Peron, confirma que a equipe está mantendo contatos com as cidades da região no sentido de mobilizar doadores. Ela lembra que os levantamentos históricos apontam para maior necessidade na época do Carnaval.
Mesmo se precavendo, a unidade vive uma relativa estabilidade, graças ao volume recente de doações. O trabalho, porém, deve ser ininterrupto e com antecedência. Entre a coleta e os testes são pelo menos quatro dias uteis. Sem contar que o sangue coletado tem validade de somente 42 dias.  
A maior carência é pelo chamado RH negativo, especialmente o tipo AB Negativo, considerado menos comum. Por isso, um apelo especial às pessoas com RH negativo para que façam doações. Para doar, basta procurar a sede do Hemonúcleo das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15 horas. O endereço é Rua Rio Grande do Sul, 2.390.