Higiene pessoal e cuidados com alimentos previnem doenças virais
Recentemente Paranavaí registrou número expressivo de pacientes com conjuntivite. Em outros municípios da região, o problema foi a síndrome mão-pé-boca. As duas doenças são provocadas por vírus e podem ser evitadas a partir de cuidados com a higiene pessoal.
O chefe regional de Vigilância em Saúde, Walter Sordi Junior, explicou que o contágio se dá por meio de secreções dos olhos, da boca ou do nariz. Uma gotícula de saliva, por exemplo, pode ser suficiente para transmitir o vírus.
Sendo assim, é imprescindível que as mãos sejam lavadas corretamente. Também é fundamental ter os devidos cuidados com o preparo e o consumo de alimentos, com o uso de utensílios domésticos e com toalhas. O vírus pode estar em qualquer lugar.
As mesmas precauções devem ser tomadas para evitar gripe. De acordo com Sordi Junior, alguns casos já estão sendo registrados na região. A tendência é que o número aumente, principalmente por causa das temperaturas mais baixas.
O chefe regional de Vigilância em Saúde explicou que durante os dias mais frios, a transmissão de vírus causadores de gripe e de outras doenças é mais fácil, por causa da aglomeração de pessoas em ambientes sem ventilação.