Hoje, Dia D de combate à dengue

Hoje é o Dia D de combate à dengue. Em todo o Brasil, estão sendo desenvolvidas ações de conscientização dos moradores, ao mesmo tempo em que são feitos trabalhos de limpeza para eliminar focos de larvas do Aedes aegypti. Em alguns municípios do Extremo- Noroeste do Paraná, a mobilização aconteceu ontem. Em outros, neste sábado.
Por aqui, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e as prefeituras promovem as atividades de forma conjunta. Em Paranavaí, houve panfletagem no centro da cidade, enquanto em Amaporã, Itaúna do Sul e Querência do Norte, passeatas, só para citar alguns exemplos.
A chefe da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, Verônica Gardin, fez um apelo para que todos os municípios desenvolvam ações como essas não somente hoje, mas de forma contínua. A preocupação agora é com a elevação das temperaturas e a frequência das chuvas – condições ideais para a proliferação do mosquito que transmite a dengue.
O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 14ª Regional de Saúde, Walter Sordi Junior, lembrou que o período de férias escolares que se aproxima é outro agravante. É que geralmente, durante o período letivo, os alunos recebem orientações sobre os cuidados para evitar a dengue e repassam as informações. Além disso, muitas escolas ficam fechadas e não passam por limpeza.
CASOS DE DENGUE – Em alguns municípios da região foram registrados casos positivos de dengue durante o ano todo. Significa que a circulação do vírus que causa a doença se manteve constante. Houve situações de surto e redução na quantidade de confirmações, mas as notificações não pararam.
Soma-se a esse problema o aumento de mosquitos circulando por todos os municípios. O resultado dessa combinação pode ser uma epidemia generalizada. Vale lembrar que desde o começo do ano já foram contabilizados quase 4.000 casos positivos da doença em todo o Extremo-Noroeste. O último registro em Paranavaí foi no dia 17 de novembro.
A chefe da Vigilância Sanitária da 14ª Regional de Saúde, Nilce Casado, disse que para evitar que os números cresçam com a chegada do verão, é necessário que todos se empenhem. O poder público precisa continuar com as ações diárias e a população também deve estar envolvida, fazendo limpeza de quintais e não descartando lixo de forma irregular.