Hoje é dia de vacinação contra a paralisia infantil

Crianças de seis meses a menores de cinco anos precisam ser vacinadas contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A campanha nacional de imunização vai até o dia 21 de junho, e para atingir as metas estabelecidas pelo Ministério de Saúde, os postos de saúde atenderão das 8 às 17 horas neste sábado.
De acordo com a 14ª Regional de Saúde, o objetivo é vacinar 15.899 crianças dos municípios da região Noroeste. Entre as de seis meses a menores de dois anos, são 5.595; crianças com dois anos totalizam 3.261; as de três anos somam 3.409; entre as crianças com quatro anos de idade, são 3.634.
A coordenadora regional do Programa de Imunização da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, afirma que é imprescindível apresentar o cartão de vacina das crianças.
Ela conta que este é o 34º ano consecutivo da Campanha Nacional de Vacinação. O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente erradicado da poliomielite. Desde 1990 não são registrados casos em território nacional.

A DOENÇA
A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.