Hoje tem minicurso sobre plantio e cultivo de orquídeas

Se você aprecia orquídeas e gostaria de cultivar alguns exemplares em casa, mas não sabe como cuidar da planta, a oportunidade para aprender pode ser esta: hoje tem minicurso gratuito para ensinar a fazer mudas, cultivar e combater pragas e doenças. Será às 15 horas, no salão paroquial da Igreja São Sebastião, em Paranavaí, onde acontece a 9ª Exposição de Orquídeas do Noroeste do Paraná (Exponor).
O evento reúne expositores de diferentes cidades do Brasil. Um deles é Márcio de Araújo Infante, presidente do Núcleo Primaverense dos Orquidófilos de Rosana. “A variedade de espécies é muito grande. Temos plantas do mundo todo aqui”, destacou.
Infante falou sobre as micro-orquídeas, que requerem cuidado especial no cultivo. “São mais sensíveis à temperatura e ao ataque de insetos”. Mas reverter as dificuldades fica mais fácil quando os orquidófilos trocam experiências e ensinam suas técnicas uns para os outros. “Sempre temos alguma coisa nova para aprender”.
O presidente da Associação dos Orquidófilos do Noroeste do Paraná, Cícero da Silva Maia, informou os horários de funcionamento da 9ª Exponor: hoje das 9 às 22 horas e amanhã das 9 às 17 horas. Além de apreciar as orquídeas em exposição, os visitantes podem comprar exemplares. Os preços variam de R$ 10 a R$ 3.000, de acordo com a variedade das plantas.
RARIDADE – Entre as orquídeas em exposição, Maia apontou uma considerada rara. Encontrada em países asiáticos, como Tailândia e Malásia, a Robiquetia merrillii atrai orquidófilos por ser exótica. Há espécies vindas da Costa Rica, da Austrália e também de outros Estados brasileiros.