Homem prepara armadilha em conjunto com a PM e recupera aparelho celular
Ele perdeu o telefone celular e decidiu ligar para o próprio número com o objetivo de localizar o aparelho. Do outro lado, quem atendeu disse que só faria a devolução mediante pagamento de uma quantia em dinheiro. Se isso não fosse feito, o iPhone 4 seria vendido – já existiria até um comprador.
A vítima, então, decidiu fazer uma armadilha. Marcou encontro com o homem que estava com o aparelho. Depois, entrou em contato com a Polícia Militar (PM) e informou sobre a situação. A equipe policial foi até o local e esperou até que ele aparecesse.
Nesse momento, o autor do crime foi abordado pelos policiais. Eles recuperaram o aparelho telefônico e encaminharam os dois para a Delegacia de Polícia Civil. O registro policial foi feito em Paranavaí, na noite de domingo (9).
Prevenção e localização do aparelho
Recentemente, a PM divulgou uma série de orientações sobre como prevenir o furto de telefones celulares. Também forneceu informações para localizar os aparelhos perdidos. Seguem algumas dicas.
Ao usar o aparelho celular, ter atenção. Se possível, evitar o uso em vias públicas. Normalmente, a ação do criminoso é muito rápida, pois eles utilizam meios de locomoção que permitem maior agilidade (bicicleta ou motocicleta, por exemplo).
Quando existir suspeita ou quando o crime ocorrer, é necessário que a vítima avise a Polícia Militar (ligando para 190) o mais rapidamente possível, repassando as características do autor do crime para facilitar a localização.
É importante que os celulares estejam cadastrados e atualizados com aplicativos de rastreamento. Ter a senha de acesso ao sistema operacional do aparelho também ajuda no trabalho de localização.
O dono do celular precisa ter anotado em local seguro o número de identificação do aparelho (Imei). Com isso, é possível fazer o bloqueio do equipamento, ligando para a operadora de telefonia.