Hospital será importante passo para implantação do curso de medicina, diz prefeito

O prefeito Rogério Lorenzetti manifestou sua satisfação com o anúncio da conclusão da licitação e início – na próxima semana – das obras de adaptação do antigo Hospital Noroeste, que passa a ser denominado de Santa Casa de Paranavaí – Unidade Morumbi.
Para o prefeito, a conclusão do hospital será mais um importante passo no sentido de viabilizar a implantação do curso de medicina em Paranavaí.
“Esse é mais um compromisso de campanha que estamos, com a ajuda do Governo do estado, cumprindo. A necessidade de vagas hospitalares é real e urgente, e todas as medidas que visam ampliar o número de leitos para dar melhor atendimento à população serão bem-vindas”, afirmou Lorenzetti, que é membro da diretoria da Santa Casa.
“As ações que estão sendo realizadas na cidade, como a cobertura de 100% da população com o Estratégia Saúde da Família, a residência médica na Santa Casa, entre outras, fazem parte de um processo que poderá culminar na implantação do curso de medicina em Paranavaí, que demanda, entre outros requisitos, mais leitos hospitalares e mais equipes de Saúde da Família para que os acadêmicos possam realizar as práticas médicas”, observou o prefeito.
A unidade da Santa Casa terá 120 leitos, dos quais 10 de UTI, bloco cirúrgico com três salas, serviços de imagem e estrutura de hotelaria (cozinha, lavanderia, etc.).
Para Lorenzetti, a nova unidade chegará em uma hora mais que oportuna, haja vista que as atuais instalações estão operando no seu limite. “Será um hospital de alcance regional de média complexidade”, sublinha o prefeito.
O antigo Hospital Noroeste começou pela iniciativa privada, que não conseguiu concluí-la. Depois de várias reuniões envolvendo os antigos proprietários, Administração Municipal, Santa Casa e Governo do Estado foi selado um acordo, pelo qual os proprietários “devolveram” o terreno para a Prefeitura com as atuais instalações.
A Prefeitura, conforme combinado com os antigos proprietários, permutou o referido terreno com outro da Santa Casa (onde está sendo construído a UPA), viabilizando, assim, os investimentos públicos do Governo do Estado. Na avaliação de Lorenzetti, se não fosse por tal acordo e pela interferência dos governos Estadual e Municipal, o hospital dificilmente poderia ser concluído.
Na segunda-feira, a Santa Casa concluiu o processo de licitação das obras de adaptação e conclusão do antigo Hospital Noroeste. Serão investidos na obra R$ 9,5 milhões. Nos próximos dias será expedida a ordem de serviço para início das obras. A expectativa da diretoria da Santa Casa é de que as obras estejam concluídas em 18 meses.
Como a obra ficou muitos anos parada, haverá necessidade de alterações no projeto original para adaptações à nova legislação. Além disso, foi ampliado o número de leitos de UTI em relação à proposta inicial.
Mas os projetos complementares e de adaptação já foram executados e fizeram parte do processo de licitação.