Ídolo do país diz que hoje Brasil é referência na defesa

O ex-zagueiro Dario Simic, 38, é o único jogador a ter defendido a Croácia em todas as competições oficiais já disputadas pelo país, que tornou-se independente da Iugoslávia em 1991.
Jogou as Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2006, além das Eurocopas de 1996, 2004 e 2008 -a equipe não foi ao Mundial de 2010 e a Euro de 2000. Mas, na Copa deste ano, terá de se contentar em ver a seleção croata a distância.
Simic até está no Brasil, irá acompanhar a abertura da Copa entre Brasil x Croácia, mas não vai do estádio.
Questionado pela reportagem o que achou dos 23 nomes convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, na última quarta-feira, Simic fez elogios, mas disse que não se surpreendeu.
"Os titulares são nomes conhecidos e que já estavam nas últimas listas do treinador. Vejo uma seleção forte, mas pela primeira vez o Brasil entrará em uma Copa com a defesa como referência. Thiago Silva é um zagueiro extraordinário, com experiência internacional. Tem ainda David Luiz, muito bom e preciso", disse Simic.
Já sobre o ataque, o ex-jogador croata disse que o principal nome é Neymar.
"Neymar é extraordinário, mas vai disputar sua primeira Copa do Mundo. Ele está machucado, mas vamos ver como ele vai se comportar durante o torneio. É um grande jogador", acrescentou Simic.
GERAÇÃO DA CROÁCIA – Sobre a atual equipe da Croácia, Simic disse que espera pelo menos a classificação para as oitavas de final. Além do Brasil, a equipe terá como rivais no Grupo A Camarões e México.
"É uma geração diferente. Em 1998, a Croácia era muito forte. Tinha Boban, Suker, Stanic. Foi a primeira Copa após a independência da Croácia e tinha um espírito de garra e luta muito forte. Isso fez a diferença", disse Simic.
"A geração atual é boa. Temos bons jogadores como Luka Modric [meia do Real Madrid], Mandzukic [atacante do Bayern de Munique], Rakitic [meio-campista do Sevilla] e Srna [meio-campista do Shakhtar Donetsk]. O técnico Niko Kovac também tem experiência internacional. Foi jogador da seleção e saberá conduzir a equipe", completou.
Simic participou de todas as Copas que a Croácia disputou. Em 1998, na França, ajudou a seleção a fazer história. A equipe ficou na terceira colocação, ao derrotar a Holanda, que tinha Van der Sar, Frank de Boer e Bergkamp, por 2 a 1.
Em 2002 e 2006, a equipe foi eliminada na fase de grupos.
Hoje, Simic acha que será possível surpreender, mas não faz apostas sobre o resultado final do torneio.
"É possível passar de fase, mas os confrontos [nas oitavas] não são possíveis de prever hoje. Dependerá dos rivais também", disse Simic, sem citar Espanha, Chile ou Holanda, possíveis adversários nas oitavas.