Idosos e as novas tecnologias

As novas tecnologias têm se mostrado uma poderosa aliada à qualidade de vida dos idosos, em vários aspectos. De dispositivos instalados nas tampas de remédios para lembrá-los do horário e quantidade a serem tomados, a serviços de home care à distância por meio de videoconferência, ou apenas para se manterem atualizados frente aos acontecimentos no mundo são alguns dos benefícios verificados com o uso de novas tecnologias pelos idosos.
Com sua inevitável dependência, os avanços tecnológicos trouxeram impactos importantes aquele grupo. O acesso à informática e à Internet, por exemplo, facilitou o processo de comunicação. Assim, o idoso reduziu seu isolamento e aprimorou suas relações interpessoais com parentes e amigos em um ambiente de troca de ideias e informações.
Desta forma, esta nascendo, ou melhor, renascendo, uma geração disposta a não ter fronteiras e a quebrar os antigos rótulos que um dia impuseram a ela. E carrega consigo o nome 3T – “ Trocar o Tricô pelo Teclado.” É isso mesmo. São homens e mulheres acima dos 65 anos que decidiram abrir seus leques de oportunidades e decolar no mundo virtual.
São vovôs e vovós que estão nas redes sociais, trocam e-mails, mensagens, rodam o mundo com um só clique e se comunicam com o universo por meio das novas tecnologias. Sabem mais que muito marmanjo por aí e garantem: estão mais jovens e felizes, alguns até mais próximos dos netos e filhos. Para especialistas, otimistas com essa revolução, a cada clique a geração 3T está beneficiando a mente e a alma, já que a web pode ser uma das armas para evitar o mal de Alzheimer e a solidão.
Para uma geração que uma carta podia levar meses entre ser escrita e ser recebida, que se acostumou a conversar por telefone fixo e conhece bem a ansiedade por um telegrama, o computador e suas possibilidades assustam. Como toda e qualquer revolução que se preze, essa, levantada por aqueles que já viram grandes mudanças no mundo, ainda não é aderida por todos dessa faixa etária.
Ainda há resistências que a geração 3T quer derrubar, a fim de aumentar seu batalhão de novos internautas e a efervescência ficar mais divertida. Para eles, o que era desafio se tornou companhia, entretenimento, juventude, saúde e, acima de tudo, uma forma de se aproximar das gerações que já nasceram com essas possibilidades a um toque das mãos.
Fonte: http://www.em.com.br