IFPR de Paranavaí retoma atividades do Pronatec com 11 cursos gratuitos
Cursos rápidos que garantem qualificação profissional aumentam as chances de conseguir colocação no mercado de trabalho. Em época de altos índices de desemprego, todas as alternativas são válidas e podem fazer a diferença entre sucesso e fracasso.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma importante ferramenta para quem está procurando emprego, à medida que possibilita a geração de postos de trabalho formal. Consequentemente, aumenta a renda mensal das famílias brasileiras. Isso faz a economia girar.
Depois de três anos, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí, está retomando as atividades do Pronatec. O lançamento dos novos cursos foi na noite de quinta-feira (7), ocasião em que a equipe da instituição de ensino apresentou as características do programa.
Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR, Valeriê Cardoso Machado Inaba destacou o fato de serem cursos gratuitos e que garantem ajuda de custo para os estudantes. O valor é destinado a transporte e alimentação.
Coordenador-adjunto do Pronatec no IFPR, Sérgio Alexandre dos Santos Junior informou que a maioria dos cursos será ministrada por professores da própria instituição. O restante contará com profissionais de entidades parceiras.
Ao todo são 330 vagas distribuídas em 11 cursos. A prioridade é para candidatos encaminhados pela Agência do Trabalhador. Mas, a partir de 16 de dezembro, a oferta será aberta para toda a comunidade de Paranavaí e de municípios do Noroeste do Paraná.
Diretor-geral do campus local, José Barbosa Dias Junior disse se tratar de um momento importante, afinal, os cursos do Pronatec atenderão demandas identificadas em toda a região. Na avaliação dele, será um importante avanço no sentido de promover o desenvolvimento econômico.
Na avaliação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, a formação técnica dá segurança para os trabalhadores. Além disso, fortalece principalmente a indústria, setor que tem apresentado menor rotatividade de funcionários.
Para o presidente eleito da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Mauricio Gehlen, a reconquista do Pronatec é uma resposta positiva às necessidades do mercado de trabalho. Ele enfatizou que todos saem ganhando.
O vereador Carlos Alberto João, mais conhecido como Professor Carlos, ressaltou que o Pronatec abriu 8,1 milhões de vagas de emprego entre os anos de 2011 e 2014. Ao retornar a Paranavaí, o programa dá mais sustentação aos empregados, considerando as mudanças na legislação após a reforma trabalhista.
Em 2012, o Pronatec desenvolvido no IFPR de Paranavaí formou seis turmas. No ano seguinte, foram mais oito cursos. Em 2014, cinco turmas. Desde então, as atividades foram interrompidas. Com o lançamento dos novos cursos, as aulas terão início, efetivamente, em fevereiro de 2018.