Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno será acolhida durante o Éffeta

Paranavaí sedia, no próximo dia 12 de agosto, a 7ª edição anual do Encontro Éffeta, organizado pela Comunidade Católica Emanuel. O evento será realizado no Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva, a partir das 9h, e irá contar com evangelização e orientações sobre prevenção e combate às drogas.
O Missionário Redentorista, Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica de Trindade, irá conduzir a imagem Peregrina do Divino Pai Eterno.
A expectativa dos organizadores é de que 15 mil pessoas participem da programação ao longo do dia, que contará com shows, missas, e ainda momentos de louvor e adoração.
A celebração da Santa Missa, que marca o encerramento do Éffeta, será presidida pelo Padre Robson, a partir das 17h30, sendo transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão.
O responsável pela acolhida em Paranavaí, Padre Adão Dias Martins, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, observa que a devoção no Pai Eterno precisa ser resgatada.
“Sempre nos lembramos de Jesus, mas acabamos nos esquecendo do Pai, que nos deu a vida. Com as visitas da Imagem do Divino Pai Eterno, renasce a devoção e confiança no Pai”. Pe. Adão afirma ainda que o Éffeta é um dos eventos católicos regionais de maior proporção: “Toda a dimensão da Santíssima Trindade se unirá a esse evento de grande religiosidade”.
Cada visita dá continuidade ao trabalho evangelizador realizado, desde 2008, pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A Imagem Peregrina percorreu, de janeiro de 2011 até maio de 2012, cerca de 250 mil quilômetros, equivalente a mais de seis voltas ao mundo.
No total, o Ícone Sagrado foi acolhido por mais de dois milhões de devotos pelo país. Pe. Robson de Oliveira ressalta que “percorrer o Brasil com esse trabalho missionário é, antes de tudo, uma responsabilidade e um compromisso com Deus”.

Visitas da Imagem Peregrina
Na agenda de 2012 da Imagem Peregrina, estão confirmadas cerca de 30 visitas. O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP), São José (SC), Sacramento (MG), Mossoró (RN), Crato (CE), Nova Veneza (GO), Osasco (SP), Araçatuba (SP), Jaú (SP), Entre Rios (BA) e Tubarão (SC). A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco, no Acre. No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da Imagem desde 2008.

História de vida de Padre Robson:
Padre Robson de Oliveira Pereira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas (o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida-SP), é reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde dezembro de 2003. Nasceu em Trindade, Goiás, em 26 de abril de 1974. Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos. Após exercer trabalhos na Pastoral Vocacional e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e em seguida para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano.
Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. Em nível nacional, as novenas “Filhos do Pai Eterno” e “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, e o “Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno”, bem como as transmissões do Santuário, são exibidas pela Rede Vida de Televisão. Também faz parte do trabalho evangelizador a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno às dioceses brasileiras e outras cidades no exterior.
Com pregações e preces sobre temas que atingem o cerne da vida humana, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todos os cantos do país. Amado por muitos católicos, Pe. Robson, que também é bem quisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de diversas regiões do Brasil e também de outros países.
 
História da Devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO, com uma história de mais de 170 anos, motivou esta e outras visitas em todo o Brasil. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.