Importância do FEMUP
Rogério Lorenzetti*
O Festival de Música, Contos, Declamação e Poesia de Paranavaí (Femup) representa o maior evento produzido pela nossa Fundação Cultural.
Criado no ano de 1966, por alunos e professores do Colégio Estadual de Paranavaí (época dos grandes festivais nacionais), é um dos poucos festivais que subsistem até os dias atuais.
Com seu troféu Barriguda e o prestígio nacional, atrai artistas e compositores de todo o país, fazendo a cidade ser divulgada pelo trabalho desenvolvido nesta área, em todo o território brasileiro.
Durante uma semana nosso teatro Altino Costa abriga expoentes da criação cultural local e nacional. O Femupinho, dedicado às crianças e criado na nossa gestão, estimula a participação de escolas municipais e privadas (através de seus professores e alunos) contribuindo para a formação de novos talentos e instruindo nossas futuras gerações sobre música, declamação e poesia.
Uma formação cultural sólida é a base para muitas outras conquistas. Inegável a contribuição que o município, através deste evento e de todas as atividades promovidas pela Fundação Cultural, presta aos jovens da cidade.
A disseminação das escolinhas de música, teatro, dança e outras atividades pela periferia (ocorrida no período que estive à frente da prefeitura) foi conduzida de forma eficiente pelos presidentes e equipes que serviram à Fundação Cultural nos últimos anos.
Estimular a juventude e iniciá-la nas artes cênicas, musicais e demais atividades culturais, significa semear a boa semente em terra fértil, possibilitando uma boa formação a ela.
Estão de parabéns centenas de pessoas que organizam, participam e contribuem de diversas formas para a continuidade deste importante evento, cujo trabalho fez nossa comunidade ser conhecida como “Cidade Poesia”, título merecido graças também àqueles que promovem a educação com qualidade e atividades culturais em Paranavaí.
Vida longa ao Femup!
*Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016