Incêndios mobilizaram Corpo de Bombeiros no final de semana
O Corpo de Bombeiros de Paranavaí teve muito trabalho anteontem por conta de incêndios em vegetação e numa residência da cidade. As causas serão averiguadas, mas em princípio, são casos de pessoas que atearam fogo.
Queimada é proibida pela legislação, podendo se configurar crime ambiental.
A primeira solicitação para combate às chamas foi no meio da tarde, por volta das 15h30. Havia um incêndio em terreno na Rua 21, perto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), região do Jardim Morumbi.
Já no começo da noite, outra denúncia de incêndio, desta vez perto do aeroporto, região do Jardim São Jorge. Neste local o volume de fumaça causou transtornos aos moradores, a exemplo do que houve no Jardim Morumbi.
Por fim, ainda no período da tarde, houve o combate ao incêndio em uma residência no Jardim Novo Ouro Branco. A casa ficou totalmente destruída. Este caso é ainda mais complicado, pois envolve informação de incêndio proposital e possível tentativa de suicídio por parte do morador.
O homem foi socorrido e encaminhado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) à Santa Casa de Paranavaí em estado grave. Apresentava corte superficial no pulso e uma perfuração a faca no peito.
Além desses casos identificados e atendidos, alguns nem chegaram a ser notificados. É o caso do foco em um terreno baldio da Rua João Bergamini Neto, próximo ao CTG. O fogo se espalhou por um terreno baldio e o morador de uma casa vizinha usou uma mangueira para evitar que as chamas se aproximassem da sua residência.
ALERTA – O Corpo de Bombeiros lembra que a umidade não estava tão baixa no domingo, porém, como a vegetação está seca e havia vento em determinados momentos, qualquer tentativa de pequenas queimadas poderia se transformar em incêndios de grandes proporções
A queima é uma prática proibida, passível de punição com base na lei de crimes ambientais (lei 9.605/98). É um risco grande, já que nem sempre as pessoas têm conhecimento do efeito nocivo da queima de determinados produtos. Sem contar que até mesmo fumaça da vegetação pode provocar problemas à saúde das pessoas.