Independência

Rogério J. Lorenzetti*

Comemoramos neste 7 de setembro mais um ano da nossa independência da corte portuguesa, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para que a maioria dos brasileiros tenha acesso a uma vida digna e possa ter autonomia para dar, a si e a sua família, um padrão de vida condizente com suas necessidades.

Sabemos das dificuldades, algumas de ordem econômica, outras culturais, de formação educacional e cidadania, mas isto não nos impediu de avançar muito nesta área das relações humanas. Nosso país já pode comemorar indicadores robustos que retiram da miséria milhões de pessoas.

Porém a grande revolução silenciosa e pacífica ainda está em andamento, e ela se dará através de uma educação básica de qualidade que possa resgatar um contingente numeroso de crianças, cuja herança cultural, vinda de familiares pobres e analfabetos, pouco pôde avançar e contribuir na formação pessoal de seus descendentes.

Urge melhorar notas de avaliação, principalmente no ensino médio e técnico, mas isto só se efetivará com uma educação básica de qualidade, que se inicie ainda na pré-escola, com alimentação adequada e estímulos que possam dar à criança as condições cognitivas de assimilar conhecimento, para que melhorem seu aprendizado e concentração.

As famílias devem dar o suporte necessário aos professores de seus filhos no sentido de valorizar a atividade escolar e, na medida do possível, acompanhar e complementar em casa os conhecimentos adquiridos. Participando de reuniões e atividades passam às suas crianças a mensagem de que valorizam a escola e dão a devida importância a ela.

Paranavaí avançou muito nas avaliações, feitas pelo governo federal, do ensino básico oferecido pela rede municipal, saímos de uma nota de 4,3 para chegarmos, em um período de cinco anos a média de 6,2, um incremento aproximado de 50% em seis anos. Alcançamos a meta proposta ao Brasil, para 2019, e estamos acima das médias nacional e estadual conseguindo manter o padrão de qualidade, mesmo quando comparados a municípios muito maiores e com orçamentos superiores ao nosso.

Isto se deve ao envolvimento dos profissionais e ao incremento de instalações, equipamentos e materiais pedagógicos disponibilizados à rede escolar municipal, entre outros fatores. Já está comprovado que o interesse, conforto, atividades e inovações tecnológicas são fatores importantes de estímulo às crianças para a frequência e aproveitamento das ações pedagógicas.

Para isto estamos permanentemente promovendo construções, reformas e ampliação dos nossos equipamentos visando o conforto e ampliando possibilidades, tanto para alunos e professores, para que possam desempenhar bem suas tarefas.

Para uma independência efetiva temos que oferecer às novas gerações os instrumentos para que possam continuar conduzindo nosso país ao futuro que almejamos.