Indústria do Paraná reage em agosto, mas ainda produz menos do que em 2011

CURITIBA – A produção industrial do Paraná deu sinais de reação em agosto, voltando a subir depois de dois meses de queda. A alta em relação ao mês anterior foi de 3%. A indústria nacional também aumentou a produção, mas em menor proporção (1,5%).
O ritmo do setor, porém, continua inferior ao do ano passado: na comparação com agosto de 2011, a produção da indústria paranaense caiu 10,8%, enquanto na média nacional a redução foi de 2%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física – Regional (PIM-PF), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 13 estados.
Um dado que chama a atenção na análise desse desempenho negativo é que ele ficou concentrado em apenas seis dos 14 ramos acompanhados, com destaque para edição e impressão (-67,4%) e veículos automotores (-12,6%).
O presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, lembra que a queda de produção nesses segmentos deve-se, em boa parte, ao fato de a comparação se dar com um período (agosto/2011) em que a atividade estava bastante aquecida, principalmente no segmento gráfico.