Informações dos pacientes estão interligadas nas Unidades de Saúde

Os prontuários de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Paranavaí foram unificados em um sistema próprio. A ideia é que o paciente evite sair do seu postinho de referência e busque atendimento em várias unidades de saúde.
Mas, caso seja necessário essa mudança de atendimento, o próximo médico terá acesso ao prontuário e o histórico online do paciente. A interligação dos serviços da Saúde em Paranavaí começou a funcionar no dia 1º de julho.
Segundo o servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Danilo Roberto Barbosa Batista, que coordenou o processo de implantação do sistema de interligação, a integração online dos prontuários vai ajudar o profissional de saúde a ter informações sobre o paciente e seu histórico.
“Até semana passada, o paciente era atendido em uma unidade, e o histórico dele ficava preso àquela unidade. Se esse paciente se mudasse daquela região e fosse para outra, essas informações eram perdidas, porque o outro médico começava um prontuário novo, com informações novas”, explicou.
Danilo ressaltou ainda que “o histórico é um documento muito importante para um diagnóstico. O médico ou enfermeiros com acesso a essa informação conseguem dar um diagnóstico mais preciso para o paciente, além de eliminarem exames. No sistema, fica registrado o histórico de exames, receituário, procedimentos realizados, datas e horários em que tudo foi solicitado e executado. Neste sentido, o objetivo do sistema é dar mais segurança ao profissional de saúde”.
O coordenador informou ainda que as equipes passaram por longo treinamento. “Esse é só o começo do projeto e a tendência é só melhorar. Queremos ampliar muito ainda este sistema e dar sempre o melhor atendimento à população”, frisou.
AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS – A Unidade Básica de Saúde do Sumaré é a que tem o sistema funcionando por mais tempo, antes em caráter experimental. Segundo a coordenadora da unidade, Raquel Tomiazzi Utrila, a interligação tem ajudado muito na triagem dos casos.
“Quando o paciente chega para o atendimento, nós abrimos o sistema e aparece todo o histórico dele. Assim conseguimos verificar se ele já passou por alguma outra unidade de saúde naquele mesmo dia ou recentemente, e temos acesso a todas as informações dos atendimentos. Conseguimos saber quais médicos já o atenderam, que medicamentos receitaram, se ele retirou ou não o medicamento junto ao município, se foi encaminhado para algum especialista, etc.”.
A avaliação positiva também faz parte dos comentários dos médicos que estão operando o sistema. “Evitamos problemas de pacientes que foram atendidos em um dia na Chácara Jaraguá, por exemplo, e o médico lá entrou com antibiótico, mas no outro dia o paciente vem aqui pedindo uma nova avaliação. Assim nós podemos dizer para ele que já sabemos que ele foi atendido, que está medicado, que não deve mudar o tratamento antes do prazo determinado, etc.”, disse a médica Maiara Cassorillo Neves, que atende na UBS do Sumaré.
“O sistema também facilita muito para que nós possamos acompanhar a conduta dos médicos anteriores e é possível reavaliar já com uma base. Outra vantagem é a possibilidade da receita eletrônica, com código identificador, porque muitas vezes o paciente e outros profissionais da saúde têm dificuldades para entender as letras nos receituários. Podemos acompanhar a evolução dos casos e isso tudo nos traz mais segurança no atendimento aos pacientes. O sistema é muito bom para nós”, atesta a médica.
Os servidores das Unidades Básicas de Saúde passaram por várias fases de treinamento para a implantação completa do sistema de informações online em todas as unidades de saúde do município. Com a implantação, a administração investe em torno de R$ 8 mil por mês para o funcionamento da interligação do sistema de informações da Saúde.