Infrações médias e gravíssimas sobem 22% entre janeiro e julho

Assessoria Prefeitura
A Secretaria de Segurança e Trânsito finalizou nesta semana um levantamento estatístico sobre a quantidade de infrações cometidas no trânsito de Paranavaí. Desde a instalação dos controladores de avanço de sinal, em junho de 2018, as infrações médias e gravíssimas, somadas, subiram 22% entre janeiro e junho deste ano.
Entre janeiro e julho de 2018, foram registrados 391 casos de motoristas que pararam sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal. Em 2019, o número de casos registrados foi de 633 (61,89% maior). Já nos casos de motoristas que avançaram o sinal vermelho do semáforo, em 2018 foram 6.070 registros e em 2019, 7.290 motoristas foram flagrados furando o sinal vermelho (20,09% maior).
Mesmo com os controladores espalhados pela cidade, nota-se que as infrações aumentaram. Segundo a secretária interina de Segurança e Trânsito, Bianca Aducci, alguns motoristas seguem agindo imprudentemente. “Nós sempre alertamos dos cuidados que cada cidadão deve ter no trânsito. Podemos colocar a vida de outra pessoa em risco. Por isso, o motorista deve dirigir com prudência, dessa maneira evita multas e garante a segurança de todos”, destaca.
A fiscalização através dos furões permite que a Secretaria de Segurança e Trânsito possa quantificar as infrações. “Qualquer pessoa sabe que parar sobre a faixa de pedestres e avançar o sinal vermelho são infrações de trânsito, porém, alguns acham que podem agir inconsequentemente e seguir sem ser punidos. É por esse motivo que o município tem os controlados e já estuda instalar mais deles pela cidade. Queremos ter em Paranavaí um trânsito sem vítimas, seguro e de paz”, finalizou Bianca.
O condutor que comete infração média de trânsito sofre multa de R$ 130,16. Já o condutor que comete infração gravíssima sofre multa de R$ 293,47.