Inglaterra e Bélgica disputam o terceiro lugar hoje
Campeã do mundo em 1966 e presente em 15 edições da Copa, a Inglaterra entra em campo hoje às 11 horas (de Brasília) em São Petersburgo para defender a sua tradição e uma posição importante entre as melhores do mundo.
Os ingleses encaram a surpresa Bélgica, que também quer a vitória para confirmar a melhor participação nas histórias das copas.
A campanha mais vitoriosa dos belgas até então foi o quarto lugar em 1986 no México, quando acabou derrotada na disputa do terceiro lugar pela França na prorrogação por 4×2, após empate em dois gols no tempo regulamentar.
Naquele ano a Bélgica foi eliminada na semifinal ao perder para a Argentina, que se sagraria campeã pela segunda vez (a primeira foi 1978, jogando em casa).
Se a Bélgica foi derrotada quando brigava pela terceira posição, a Inglaterra também já teve o mesmo destino, só que em 1990.
Na ocasião, enfrentou a Itália (dona da casa), sendo derrotada por 2 x1. Antes, na semifinal, perdeu para a Alemanha, que se sagraria tricampeã do torneio.
Hoje essas duas forças se enfrentarão. O técnico inglês, Gareth Southgate antecipou que haverá mudanças no time que começa jogando, mas, não apontou em quais posições. Apenas informou que deve ocorrer alteração.
Disse ainda que todos querem jogar, mas, outros fatores pesarão, especialmente a condição física, depois de um torneio tão desgastante.
Do lado Belga, o técnico Roberto Martinez também dá indícios de que pode haver mudança. O último treino mostrou que alguns jogadores estão mais desgastados.
O meia Tielemans entende que é hora de recobrar as forças e conquistar o terceiro lugar. Para ele, uma questão de honra chegar em terceiro e marcar o melhor resultado na história do futebol da Bélgica.
O time guarda na trajetória o fato de ter eliminado o Brasil nas quartas, vencendo no tempo normal por 2×1. Os comandados de Tite eram apontados como grandes favoritos para a conquista, especialmente após a queda da Alemanha na fase de grupos e da Argentina de Messi nas oitavas diante da França.
FRANÇA E CROÁCIA – O encerramento da Copa do Mundo da Rússia será amanhã, quando França e Croácia medirão forças pelo título, às 12 horas de Brasília. A França busca o bicampeonato, uma espera que já dura 20 anos. O time conquistou o mundial em casa, no ano de 1988, quando bateu o Brasil na final por 3×0.
Do outro lado, a Croácia já garantiu a sua melhor participação, mas pretende subir um degrau. O time fez história em 1998, quando chegou em terceiro lugar na Copa da França. Como país independente a Croácia tem apenas quatro participações em copas.