Inovações garantem viabilidade do feijão, afirmam especialistas

As inovações, resultados de investimentos na pesquisa com a cultura do feijão, foram tema de painel do 11º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conafe), quarta-feira), evento que aconteceu em Londrina (PR). De acordo com os especialistas, produtores de feijão têm acesso a diversas tecnologias que possibilitam o aumento da rentabilidade da cultura.
“O feijão na integração lavoura-pecuária” foi abordado por Sergio José Alves, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Para ele, o feijão é excelente alternativa para o sistema, com ganhos em rendimento.
Alves afirma que o uso de culturas em rotação traz inúmeros benefícios ao solo, que tem cobertura o ano todo, aumenta a fertilidade e diminui a ocorrência de invasoras, doenças e pragas. A integração com florestas possibilita vantagens ao solo, quebra-ventos e conforto aos animais.
Com a adoção da tecnologia e a inclusão do feijão nas alternativas do sistema, a cultura ganha um “bônus”, como argumenta o pesquisador do Iapar. “O feijão é uma cultura exigente e acaba se beneficiando com os resultados desta diversificação. Isto é um prêmio para quem faz direito e produz com o foco na sustentabilidade”, explica.
Outra tecnologia que interfere positivamente nos resultados é a fertirrigação, tema que foi abordado pelo pesquisador Durval Dourado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Segundo ele, a adoção da tecnologia, que consiste na aplicação de fertilizantes pelo sistema de irrigação, permite produzir feijão de alto nível.