INSS diminui distância entre segurados e benefícios

CURITIBA – As duas últimas semanas de maio trarão mudanças no atendimento aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A primeira delas terá início nesta segunda-feira: Ao acessar o Meu INSS (www.inss.gov.br) ou ligar para o 135, o trabalhador que deseja pedir a aposentadoria por idade urbana ou o salário-maternidade urbano receberá direto o número do protocolo de requerimento, em vez de agendar data para comparecer a uma agência do INSS.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do Instituto, será possível a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
A medida elimina a etapa do agendamento, acabando com a espera para ser atendido. É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.
Agora, ao requerer o benefício, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Somente se necessário, a pessoa será chamada para ir à agência.
Com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.
NOVOS SERVIÇOS COM AGENDAMENTO – A segunda novidade é a inclusão de uma extensa lista de serviços no rol de atendimentos agendados. Assim, a partir do próximo dia 24, diversos serviços hoje realizados sem agendamento passarão a ser prestados com dia e horário marcados por meio do Meu INSS ou do telefone 135.
A relação inclui desistência de aposentadoria, alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, cadastro de procuração, solicitação de pagamento não recebido e solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo, entre outros.
Além de proporcionar maior conforto e economia de tempo, pois a permanência na agência é mais rápida quando se tem hora marcada, a ampliação dos serviços com agendamento mitiga indícios de irregularidades, já que todas as informações do segurado precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. E isto, além da segurança que oferece aos cidadãos, abre o caminho para a automatização.

Lista dos Serviços que passarão a ser agendados:

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País.
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF.
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes.
Atualizar dados cadastrais do beneficiário.
Alterar meio de pagamento.
Cadastrar Declaração de Cárcere.
Transferir Benefício para outra Agência.
Desistir de Aposentadoria.
Cadastrar ou Renovar Procuração.
Cadastrar ou Renovar Representante legal.
Reativar Benefício.
Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão.
Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário.
Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família.
Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho.
Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho.
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido.
Desbloqueio do Benefício para Empréstimo.
Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS.
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte.