Inscrições para o vestibular da Fafipa começam na segunda

Na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, começam as inscrições para o vestibular de verão 2013 da Universidade Estadual do Paraná – Fafipa/Unespar. O prazo vai até 12 de novembro, exclusivamente pela Internet – www.fafipa.br/vestibular. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 19h30. A divulgação do resultado será no dia 21 de dezembro.
A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 85,00 por candidato e deve ser paga em casas lotéricas ou agências bancárias. Presidente da Comissão de Vestibular, o professor Sebastião Geraldo Barbosa lembra que neste concurso serão abertas 310 vagas em 11 cursos.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: Administração – 20 vagas no período matutino e 40 vagas à noite; Ciências Biológicas (licenciatura) – 20 vagas – noturno; Ciências Contábeis – 50 vagas noturno; Educação Física (licenciatura) – 25 vagas – integral diurno; Enfermagem – 20 vagas – noturno; Geografia – 20 vagas – noturno; História – 20 vagas – noturno; Letras (Português/Inglês) – 20 vagas – noturno; Matemática – 20 vagas – noturno; Pedagogia – 15 vagas à tarde e 15 vagas à noite; Serviço Social – 25 vagas – matutino.
ORIENTAÇÃO – Para que os candidatos a uma das vagas possam se orientar, importante lembrar alguns aspectos do Vestibular de Inverno deste ano, cujo resultado foi divulgado no dia 16 de agosto. A prova de redação, por exemplo, eliminou 25% dos candidatos. 388 inscritos acabaram desclassificados por causa do aproveitamento abaixo de 30%. As notas vão de zero a 10. No concurso anterior (de verão) foram apenas 16% eliminados por conta da nota da redação.
Análise do professor Sebastião Geraldo Barbosa, feita na época a pedido do DN, indicava que o resultado reflete o ensino público, de onde sai a maioria da clientela da Unespar/Fafipa. Pelos dados oficiais foram 85,4% no último vestibular. Na média, pelo menos 80% dos acadêmicos da instituição saíram de escolas públicas.
Ontem o professor confirmou que houve análises internas a partir dos resultados e debate no Colegiado de Letras. Uma das conclusões aponta que o problema não está nos critérios adotados pela instituição, mas sim, na qualidade do ensino público, origem da clientela. Tanto que a média geral, levando em conta todas as disciplinas, é igualmente baixa, situando-se entre 30 e 40%.
Também houve uma reunião no Núcleo de Educação para o debate sobre o tema. Ficou definido que haveria novo encontro, desta vez com os diretores de escolas do Ensino Médio para um estudo sobre as razões para o baixo aproveitamento.
O mesmo estudo sobre o vestibular revelou que nenhum candidato teve nota igual ou superior a 8,0 na redação. 107 candidatos tiveram aproveitamento igual ou superior a 5,0, enquanto dez pessoas obtiveram aproveitamento igual ou superior a 6,0. Apenas 2% dos candidatos (39 pessoas) foram eliminados porque obtiveram pontuação média final inferior a 20%.
O presidente da comissão antecipa que o cenário verificado na Fafipa é semelhante ao encontrado em instituições com o mesmo perfil. O problema do baixo escore para ingresso reflete na qualidade da instituição e nos índices de evasão.
Ele explica que o aluno com baixo aproveitamento não consegue acompanhar o conteúdo do curso e isso se torna um fator de desistência. Neste caso, o Estado paga pela vaga e a mesma fica ociosa.  
No vestibular de verão 2012 foram 1.604 inscritos, enquanto a seleção de inverno recebeu 1.516 inscrições. O vestibular de inverno do ano passado recebeu apenas 1.358 inscritos.