Instalação de novas empresas fortalece a economia de Paranavaí

As políticas de atração de empresas têm garantido visibilidade a Paranavaí. A avaliação feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, é que a vinda de grandes empreendimentos resultará em geração de emprego e renda, promovendo crescimento.
Ele citou a vinda da Havan, cuja inauguração está prevista para o primeiro trimestre deste ano. Serão mais de 100 postos de trabalho, com as contratações já sendo finalizadas. Para se ter uma ideia, mais de 1.000 pessoas foram à Agência do Trabalhador em busca de oportunidade.
Rodrigues falou sobre a licitação de terrenos, já concluída, no Distrito Industrial do Sumaré. Permitirá a abertura de diferentes empresas: uma no setor de combustíveis, duas voltadas para caminhões e uma de instalações elétricas. Serão responsáveis pela criação de 70 empregos e as atividades deverão ter início no prazo máximo de um ano e quatro meses.
CONFIRMADAS – Uma grande rede de supermercados e um hotel também confirmaram a instalação em Paranavaí. Além disso, a Administração Municipal avança nas negociações para a vinda de outro empreendimento do setor hoteleiro e está iniciando as tratativas para a chegada de uma indústria do setor de segurança.
O secretário informou, ainda, que uma montadora de veículos e uma concessionária de automóveis demonstraram interesse. A primeira empresa espera pela definição do local em que será instalada. A segunda está em fase de avaliações das condições para o funcionamento em Paranavaí.
Para Rodrigues, algumas ações foram fundamentais no sentido de colocar o município na rota de grandes empresas. Um exemplo foi o envio de materiais de apresentação para embaixadas de 120 países instaladas no Brasil. Isso proporcionou maior visibilidade no mercado externo.
Resultados recentes da economia também favoreceram a exposição de Paranavaí dentro e fora do país. “Aumentamos as produções para exportação. Representaram R$ 36 milhões em 2017 e R$ 50 milhões em 2018”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Na prática, a chegada de novas empresas significa crescimento. Considerando somente os empreendimentos que já confirmaram instalação no município, serão mais de 300 empregos diretos. “Isso representa um fomento muito valioso ao comércio”, disse Rodrigues.
Com mais pessoas trabalhando, haverá mais consumo em mercados e no comércio local. Assim, os empresários terão maior faturamento, tendo condições de investir ainda mais na cidade. Além disso, a arrecadação da Administração Municipal, a partir dos impostos, crescerá, proporcionando mais investimentos em qualidade de vida para os moradores.