Instituto busca parceria com o município para dar atendimento a idosos

O empresário paranavaiense Maurício Gehlen, que recentemente lançou uma Fundação que leva seu nome, esteve visitando o gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti na manhã de ontem para falar de uma importante parceria: o atendimento aos idosos antes assistidos pelo município no Centro Dia.

“Nosso Instituto já adquiriu o terreno e está projetando a construção de um Centro de Convivência para Idosos em Paranavaí. Será um trabalho diferenciado para esta faixa etária que é tão esquecida pela sociedade. O que sentimos hoje é que as políticas públicas para os idosos são mínimas em nosso país. Sabemos que o município precisou fechar o Centro Dia do Idoso, numa decisão bastante coerente com a realidade financeira que se apresentou. Mas gostaríamos de estabelecer uma parceria no sentido de, através do Instituto, continuar oferecendo o mesmo atendimento aos idosos que antes frequentavam o Centro Dia, e estudando a possibilidade de utilização de alguns equipamentos que foram adquiridos pelo município para aquele espaço. Estamos buscando a anuência do prefeito para que isso aconteça e, através deste trabalho, já possamos treinar a equipe que vai trabalhar no Centro de Convivência que será construído pelo Instituto”, destacou Gehlen.
O prefeito Rogério disse não haver nenhuma objeção quanto à parceria. “Quero destacar e cumprimentá-lo pela atitude benevolente de destinar seus bens pessoais para uso do Instituto, atendendo tantas famílias que realmente precisam. Acredito que esta é uma boa parceria, mas temos que observar toda a legalidade com os departamentos responsáveis. Queremos ser parceiros, principalmente porque é um serviço que vai beneficiar muito a população idosa de nossa cidade”, afirmou.
Sobre o fechamento do Centro Dia do Idoso, o prefeito apontou: “Quando optamos por fechar o Centro Dia do Idoso, foi uma decisão um tanto difícil, mas necessária. O Centro Dia foi criado para funcionar com subsídios do Governo Federal, e o próprio Governo extinguiu o programa logo depois. Para o município, deixar o local funcionando com recursos próprios se tornou inviável e a medida mais prudente, até para ajudar no corte de gastos, foi suspender o serviço. E foi graças a esta e algumas outra medidas de contenção de despesas que determinamos em janeiro, que Paranavaí fechou o orçamento de outubro em perfeito equilíbrio, o que é coisa rara hoje entre os municípios brasileiros”, frisou.
Agora, a administração municipal deve fazer um estudo de viabilidade de parceria com o Instituto Maurício Gehlen para oferecer em breve um atendimento aos idosos de Paranavaí, semelhante ao que eles tinham no Centro Dia do Idoso.